Os hackers criminosos se utilizam da credibilidade de empresas conhecidas para aplicar golpes. E um levantamento da Cisco Talos mostra quais são as preferidas. Microsoft, DocuSign, Amazon, Nortonlifelock e PayPal estão no topo do ranking.
As ameaças consistem em enganar as vítimas para que revelem suas credenciais ou outras informações sensíveis, abusando da popularidade dessas marcas. Os pesquisadores da Talos analisaram, de março a abril de 2024, casos de “impersonificação de marcas” no mundo todo. A partir daí, criou-se um ranking das 30 marcas globais mais usadas.
A lista com 10 empresas ainda traz Chase, Geek Squad, Home Depot, Adobe e Instagram.
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“Essas descobertas destacam a necessidade urgente de vigilância intensificada e medidas proativas na luta contra o crime cibernético, o que ajuda os usuários e empresas a treinarem seus funcionários para ficarem mais atentos ao verem determinadas marcas em e-mails”, explica o estudo.
Desde métodos simples, como manipulação de código-fonte HTML, até táticas mais complexas que envolvem a recuperação de servidores remotos, os criminosos estão continuamente aprimorando suas estratégias para enganar usuários desprevenidos.
“Os seres humanos ainda são o elo mais fraco na cibersegurança e, diante desse cenário, a Cisco introduziu um novo recurso, projetado para detectar a impersonificação de marcas em e-mails. Desenvolvida em resposta à crescente sofisticação dos adversários, esta solução promete fortalecer a segurança de e-mail para organizações e indivíduos (pessoas físicas) em todo o mundo.”, finaliza o estudo.