A Apple liberou, nesta segunda-feira, 15, a versão Beta do iOS 18 para usuários cadastrados no programa de testes que não sejam programadores. Os especialistas em Apple apontam que a versão liberada ainda não possui todos os recursos que foram anunciados na Worldwide Developers Conference (WWDC).
Entre eles ainda não entraram, por exemplo, o Apple Intelligence, pacote de ferramentas de inteligência artificial. Já a versão da Siri potencializada pelo ChatGPT, da OpenAI, está na versão liberada. Nos próximos meses, o pacote de IA será liberado totalmente para os modelos iPhones 15 Pro e Pro Max e em todos os dispositivos do iPhone 16.
Tudo o que você precisa saber sobre o iOS 18
A Apple adicionará ferramentas de IA generativa à sua atualização deste ano. Em seu boletim Power On, Gurman descreveu como as ferramentas de IA generativa a serem anunciadas na WWDC 2024 incluirão aprimoramentos ao assistente de voz da Apple, Siri.
Isso se soma a recursos de auto-completar e auto-resumir, que podem ser adicionados aos aplicativos da Apple no iOS 18, alimentados pelo grande modelo de linguagem Ajax, da fabricante do iPhone. A IA aprimoraria muitos serviços da Apple, incluindo o Apple Music, onde poderia ajudar a criar listas de reprodução, por exemplo. Além de auxiliar na solução de problemas.
Leia também
Embora Gurman esteja confiante de que os recursos de IA começarão a ser lançados no iOS 18, isso é apenas o começo, e muitos desses recursos provavelmente não verão a luz do dia até 2025.
No entanto, Gurman diz que a Apple está muito atrás de seus concorrentes no espaço da IA:
“Começando com a IA generativa, as ferramentas da Apple – quando lançadas – virão quase dois anos após o ChatGPT começar a conquistar o mundo, cerca de um ano após a Amazon anunciar sua Alexa reformulada e cerca de um ano e meio após a Microsoft e o Google lançarem seus novos serviços. Mesmo para a Apple, isso é uma grande lacuna.