Nesta quinta-feira (29), a Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, lançou mais um foguete tripulado ao espaço com sucesso. Com seis civis a bordo, a aeronave contou com uma passageira que fez história durante a viagem de 10 minutos.
Karsen Kitchen, de 21 anos, se tornou a mulher mais jovem a ultrapassar a linha de Kármán, que define o limite onde termina a Terra e começa o espaço. Ela embarcou na missão, nomeada de NS-26, ao lado da empresária Nicolina Elrick, do professor Rob Ferl, do médico Eiman Jahangir, do empresário Ephraim Rabin e do profissional do setor imobiliário e financeiro Eugene Grin.
Leia também
A viagem marcou o oitavo voo de sucesso de turismo espacial promovido pela Blue Origin. Antes da missão NS-26, a última decolagem tripulada da empresa aconteceu em maio deste ano e foi batizada de NS-25.
Não é um consenso
O marco de Karsen Kitchen como a mulher mais jovem a ir para o espaço não é um consenso entre os cientistas. Para a Blue Origin, a linha Kármán fica a 100 km de altitude acima do nível médio do mar, distância ultrapassada pela estudante. Na Nasa e nas Forças Armadas dos EUA, a divisão é considerada a 80 km de altitude. Esse limite foi ultrapassado por Anastatia Mayers, de 18 anos, em um voo da Virgin Galactic, em agosto de 2023.
Quem é Karsen Kitchen
Aluna da UNC (Universidade da Carolina do Norte) em Chapel Hill, nos EUA, Karsen Kitchen está no último ano da graduação e cursa comunicação com especialização em astronomia. A jovem já realizou pesquisas em radioastronomia no Green Bank Observatory, atuou como professora no Planetário Morehead da UNC e foi estagiária de marketing da Blue Origin durante dois meses.
Em abril deste ano, Karsen Kitchen fundou o blog Orbitelle, uma iniciativa para incentivar mulheres a seguirem carreiras na exploração espacial. Apaixonada pelo tema, pretende seguir carreira na área após se formar.
Nas redes sociais, a estudante compartilhou uma mensagem antes de embarcar para o espaço na missão NS-26. “Representar um grupo tão inspirador e extraordinário de jovens mulheres me enche de orgulho. Não consigo expressar o quanto sou grata a todos que me apoiaram e acreditaram em mim enquanto trabalho para realizar meu maior sonho.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
-
Siga Forbes Mulher no Instagram
Como é a viagem
Os passageiros da Blue Origin zarparam da terra para ultrapassar os 100 km de altitude em um voo sub-orbital. Durante a viagem, a tripulação experimenta a sensação de gravidade zero e tem uma visão espacial da Terra. A decolagem da missão NS-26 aconteceu em uma base no oeste do Texas, nos EUA, às 10h no horário de Brasília, e durou cerca de 10 minutos.