O X, ex-Twitter, encerrou as operações no Brasil. A decisão, com efeito imediato, foi anunciada pelo perfil oficial de relações internacionais do X na manhã deste sábado (17). A ação causou a demissão de cerca dos 40 funcionários da rede social de Elon Musk que atuavam no país.
O comunicado oficial culpa a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de bloquear contas e perfis do X que violaram a lei. A multa caso a ordem não fosse cumprida seria de R$ 50 mil por dia.
Leia também
A nota da plataforma ainda diz que o ministro ameaçou o representante legal do X no Brasil de prisão na noite passada (16), caso a empresa não cumprisse “ordens de censura”. O STF disse que não vai se manifestar.
“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil.
Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão”, diz o comunicado.
Tensão crescente no X Brasil
Elon Musk já havia ameaçado fechar o escritório do X no Brasil em abril. Como reação às decisões de Moraes, o bilionário havia escrito “por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, ao comentar um post publicado pelo ministro na rede social. “Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá. Mas os princípios importam mais do que o lucro”, acrescentou.