Na noite desta segunda-feira, 19 de agosto, a Superlua Azul iluminará o céu do Brasil. De acordo com a Nasa, a Lua estará cheia às 15h26 (horário de Brasília), mas será visível no horizonte a partir do início da noite.
Para quem deseja aproveitar a experiência com mais intensidade, a agência espacial norte-americana também recomenda que os espectadores procurem por locais com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques distantes das luzes urbanas.
Leia também
Origem da Superlua Azul
O termo “Lua Azul” não se refere à cor do satélite, mas sim ao fenômeno de duas luas cheias no mesmo mês. E, embora o nome sugira uma tonalidade azulada, durante o nascer e o pôr do Sol, o satélite natural da Terra poderá ganhar um brilho levemente avermelhado.
Já a “Superlua” ocorre quando a lua atinge o ponto mais próximo da órbita da Terra, parecendo maior e mais brilhante no céu. O conceito de “Superlua” foi introduzido em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle.
O evento celeste desta segunda-feira (19) é ainda mais especial porque essa será a primeira de quatro Superluas consecutivas em 2024. Além disso, a Lua cheia de agosto é tradicionalmente chamada de “Lua do Esturjão”, nome dado por povos nativos norte-americanos em referência à temporada de pesca de Esturjão nos Grandes Lagos.