A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal (ANEPC) confirmou que um terremoto de magnitude 5,3 atingiu algumas regiões do país, como Lisboa, Setúbal, Leiria, Aveiro e Porto, na madrugada desta segunda-feira (26). Apesar da preocupação dos moradores, até o momento, o abalo sísmico não causou nenhum dano material ou físico.
O epicentro do terremoto foi detectado no Oceano Atlântico, a 58 quilômetros a oeste de Sines, segundo dados do Centro de Vigilância Geológica dos Estados Unidos e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Leia também
Em entrevista ao jornal Correio da Manhã, de Portugal, o comandante José Miranda, da ANEPC, compartilhou informações sobre o monitoramento: “Recebemos muitas chamadas, sobretudo de pessoas que queriam saber o que estava acontecendo e o que deveriam fazer. Felizmente, não há vítimas e nem danos estruturais.”
Alguns portugueses divulgaram vídeos do ocorrido nas redes sociais. Assista:
Terremoto aqui em Lisboa Portugal #Sismo #Terremoto pic.twitter.com/qMfy0QSekI
— Emerson (@nickemer0202) August 26, 2024
Pedro Terrinha, geólogo e investigador do IPMA, explicou durante um bate-papo ao vivo na CNN Portugal que o episódio não tem relação com as mudanças climáticas, porém, é um lembrete de que grandes terremotos já passaram por Portugal e que a população precisa repensar a forma como se instala nas terras portuguesas.