Se você não viu a Superlua Azul na noite desta segunda-feira (19), não se preocupe, pois ela estará quase tão impressionante nesta terça-feira (20) à noite. E, para felicidade de todos, o raro evento celestial foi capturado por fotógrafos ao redor do mundo.
Aqui estão algumas das melhores imagens da Superlua Azul:
-
Foto de Then Chih Wey/Xinhua via Getty Images. Silhuetas de pessoas são vistas contra a lua cheia no deck de observação do SkyPark do Marina Bay Sands em Singapura.
-
Foto de Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images Uma rara superlua azul surge em Eindhoven, nos Países Baixos.
-
Foto de CRISTINA QUICLER/AFP via Getty Images A Torre Pelli e a catedral enquanto a lua cheia nasce sobre Sevilha.
-
Foto de Jonathan NACKSTRAND/AFP via Getty Images Esta fotografia mostra uma Superlua Azul nascendo atrás de Nacka, em Estocolmo.
-
Anúncio publicitário -
Foto de Joan Gosa/Xinhua via Getty Images Pessoas assistem à lua cheia em uma praia em Lloret de Mar, Espanha.
-
Foto de CRISTINA QUICLER/AFP via Getty Images A lua cheia nasce sobre a catedral de Sevilha.
-
Foto de PABLO PORCIUNCULA/AFP via Getty Images A lua cheia nasce atrás do bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, Brasil
-
Foto de Tiziana Fabi/AFP via Getty Images Esta fotografia tirada em Roma mostra a Superlua Azul surgindo sobre a cúpula da Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano.
-
Foto de AP Photo/Jeff Chiu. Copyright 2024 The Associated Press. All rights reserved A lua cheia aparece acima do Oracle Park durante a oitava entrada de um jogo de beisebol entre o San Francisco Giants e o Chicago White Sox em San Francisco.
-
Foto de INA FASSBENDER/AFP via Getty Images A Superlua Azul nasce acima da torre de mineração do antigo carvão Gneisenau em Dortmund, no oeste da Alemanha.
-
Foto de Tayfun Coskun/Anadolu via Getty Images Superlua conhecida como ‘Lua Azul’ nasce atrás da Ponte Golden Gate em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos.
-
Foto de INA FASSBENDER/AFP via Getty Images A Superlua Azul nasce acima da torre de mineração do antigo carvão Gneisenau em Dortmund, no oeste da Alemanha.
Silhuetas de pessoas são vistas contra a lua cheia no deck de observação do SkyPark do Marina Bay Sands em Singapura.
O termo “lua azul” é usado para se referir à segunda lua cheia de um mesmo mês. No entanto, há uma outra definição, mais tradicional: a terceira de quatro luas cheias dentro de uma mesma estação do ano.
A lua cheia deste mês também foi a primeira superlua do ano, que ocorre durante o perigeu, momento em que o satélite está mais perto da Terra, a cerca de 357.000 km, parecendo maior do que durante o apogeu (o ponto mais distante), quando está a cerca de 406.000 km de distância.
Leia também
A lua cheia de agosto é tipicamente chamada de “Lua do Esturjão”. Esse nome foi dado pelas primeiras tribos nativas americanas que viviam ao redor dos Grandes Lagos, onde o peixe esturjão era capturado nesta época do ano.
Um fenômeno chamado dispersão de Raleigh explica por que a lua cheia parece alaranjada quando aparece no horizonte oriental ao anoitecer. Exatamente por ser vista próxima ao horizonte, a lua cheia é observada através da parte mais densa da atmosfera da Terra. A luz avermelhada é vista mais facilmente porque seu comprimento de onda atinge menos partículas.