A Arábia Saudita tem uma ambição: ser a maior investidora de inteligência artificial e tornar-se um hub referência da tecnologia no mundo até 2030. Para isso, o país já criou um fundo de mais de US$40 bilhões e vem desenvolvendo iniciativas que ampliam sua influência no tema.
Algumas delas estão sendo apresentadas durante o evento Global AI Summit (GAIN), cúpula que acontece na capital Riad e reúne mais de 300 líderes globais da tecnologia. O GAIN é promovido pela Autoridade de Dados e IA da Arábia Saudita (SDAIA).
Leia também
Durante a abertura, nesta terça-feira, 10, a SDAIA lançou uma iniciativa para avançar na pesquisa e aplicações éticas de inteligência artificial em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O programa promove o compartilhamento de conhecimento e melhores práticas para integrar padrões éticos no desenvolvimento da inteligência artificial. Também visa fornecer recursos para avaliar a maturidade ética dos sistemas de IA, facilitar a colaboração para avançar na pesquisa e aplicações éticas, e promover a IA responsável em escala global.
A iniciativa se dirige a formuladores de políticas, funcionários governamentais, pesquisadores, acadêmicos, desenvolvedores e engenheiros de IA, líderes corporativos, gerentes de negócios, tomadores de decisão e instituições de pesquisa e acadêmicas. Os anúncios foram feitos por Dr. Abdullah bin Sharaf Alghamdi, presidente da SDAIA.