Vários detalhes sobre o próximo iPhone SE já estão claros, mas uma das maiores decisões sobre o design do novo smartphone foi revelada. O iPhone SE de 2025 será lançado sem o emblemático botão de home (ou ‘botão de início).
Em um artigo escrito a Bloomberg, Mark Gurman fala sobre a novidade SE: “O atual SE será o último iPhone com o icônico botão de home e seu sensor TouchID embutido. Em vez disso, o próximo SE seguirá a tendência atual dos iPhones, adotando uma tela completa com bordas mínimas e utilizando o recorte de ilha dinâmica para acomodar a câmera frontal, o FaceID e outros sensores.”
Leia também
O próximo iPhone também deve ser compatível com o software de IA generativa da Apple, o controverso Apple Intelligence. Isso significa que o SE provavelmente precisará ter especificações equivalentes, no mínimo, correspondentes aos novos iPhones 16 e 16 Plus, incluindo o chipset A18 e 6 GB de memória RAM.
Como o iPhone SE será o único representante da Apple no competitivo mercado de smartphones intermediários — onde poucos dólares fazem a diferença para os consumidores —, a empresa precisará se esforçar para reduzir os custos de produção ou sacrificar parte de suas margens para se manter competitiva. Sem dúvida, Tim Cook e sua equipe estarão analisando até quanto podem cobrar a mais apenas pelo peso da marca. “Certamente as pessoas gastarão mais, porque não é apenas um celular, é um iPhone.”
A Apple deve lançar o novo SE em março de 2025, quando a versão final do software Apple Intelligence provavelmente estará disponível para o público.