O céu noturno é duradouro, tão vasto que é atemporal em escala humana e tão vazio que décadas podem passar sem parecer mudar muito. Às vezes, no entanto, muita coisa acontece de uma só vez — e é exatamente isso que está acontecendo na próxima semana.
No espaço de apenas alguns dias e noites curtos, os terráqueos serão tratados com uma infinidade de eventos e oportunidades de observação, incluindo a mais rara das ocasiões – um cometa brilhante – um eclipse solar e até mesmo uma forte aurora. Há até uma nova “mini lua” em órbita.
Leia também
Você já viu o Comet A3? Também conhecido como Cometa Tsuchinshan-ATLAS (C/2023 A3), espera-se que fique brilhante o suficiente para ver a olho nu após o pôr do sol do Hemisfério Norte por volta de 12 de outubro — quando passará por cerca de 44 milhões de milhas (71 milhões de km) da Terra — mas agora é visível antes do nascer do sol se você for um madrugador.
Esta semana está chegando algumas excelentes oportunidades de visualização à medida que a lua crescente se aproxima dela. Aqui está quando e onde olhar — e o que você verá:
Terça-feira, 1o de outubro: olhe para o leste uma hora antes do nascer do sol para ver o cometa A3 à direita e uma lua crescente de 1,5% à esquerda.
Quarta-feira, 2 de outubro: olhe para o leste uma hora antes do nascer do sol para ver o cometa A3 brilhar sozinho em um céu escuro, com a estrela brilhante Regulus acima.
Quinta-feira, 3 de outubro: olhe para o leste uma hora antes do nascer do sol para ver o cometa A3 brilhar sozinho em um céu escuro, com a estrela brilhante Regulus acima.
Em 2 de outubro de 2024, um eclipse solar anular de “anel de fogo” ocorrerá no Hemisfério Sul. Durante o auge do evento, cerca de 93% do centro do disco do sol será coberto pela lua. De perto da linha central, vai durar cerca de seis minutos. Isso inclui a Ilha de Páscoa (Rapa Nui) no Oceano Pacífico, uma das ilhas mais remotas do mundo, e conhecida por suas estátuas de pedra gigantes de figuras humanas esculpidas pelo povo Rapa Nui entre 1250 e 1500 chamadas moai. O “anel de fogo” também será visto do sul do Chile e da Argentina.
Em nenhum momento escurecerá, nem será possível ver a coroa do sol e todo o evento deve ser visto através de óculos de segurança do eclipse solar. Aqui está o feed do YouTube da Timeanddate.
Apenas ocasionalmente, um “objeto capturado temporariamente” entra em órbita da Terra e se torna uma nova “mini lua”. Isso é o que está acontecendo em 29 de setembro, quando 2024 PT5 — um asteroide próximo à Terra — é arrastado para órbita por 57 dias. Deve sair em 25 de novembro.
No entanto, isso não será rival para a nossa lua real. Com apenas 11 metros de diâmetro, será visível apenas para grandes telescópios profissionais de 30 polegadas.
Sábado, 5 De Outubro: Lua Crescente E Vênus STELLARIUM
Lua Crescente E Vênus: O Que Saber
Quando: logo após o pôr do sol no sábado, 5 de outubro e domingo, outubro. 6
Onde: oeste
Você pode aproveitar o próximo fim de semana como uma pausa da visualização matinal do cometa, mas haverá duas oportunidades de ver uma lua crescente brilhando perto do planeta brilhante Vênus nos céus pós-polecer. Olhe para o oeste, primeiro no sábado, 5 de outubro, para ver uma lua crescente de 6% iluminada, cerca de três graus abaixo e à esquerda de Vênus. No domingo, 6 de outubro, a lua crescente estará mais à esquerda de Vênus, mas ainda é uma visão muito bonita.
Luzes Do Norte No Seu Mais Forte?
Quando: Set.-Out. 2024
Onde: céu do norte
No domingo, 22 de setembro, o sol cruzou o equador celeste para causar equinócio — noite igual — em todo o mundo. Ao longo dos anos, os cientistas notaram que a geometria do equinócio pode significar um aumento na intensidade das tempestades geomagnéticas que causam exibições da aurora boreal, também conhecida como aurora.
No equinócio, o eixo da Terra está de lado para o sol. Os campos magnéticos da Terra e o vento solar também estão brevemente alinhados, afirma o Efeito Russell-McPherron, levando a rachaduras através das quais as partículas carregadas podem acelerar, causando exibições mais intensas de aurora. Aqui está a esperança!