A Amazon está desenvolvendo óculos inteligentes para guiar os entregadores até a porta dos clientes, disseram cinco fontes familiarizadas com o assunto à Reuters. Se o dispositivo for bem-sucedido, os usuários poderão visualizar o passo a passo até o destino em uma pequena tela embutida nas lentes.
A expectativa é que as orientações economizem segundos valiosos para a empresa em cada entrega. Os óculos devem fornecer informações sobre para que lado o entregador tem que se dirigir num condomínio e dados que incluem chamadas de atenção para portões ou cães agressivos.
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A expectativa da Amazon é que os entregadores também transportem mais pacotes, já que não precisarão carregar nenhum aparelho de GPS.
O projeto ressalta os esforços da Amazon para reduzir custos de entrega por pacote e manter as margens de lucro, à medida que enfrenta uma concorrência crescente do Walmart, que intensificou a competição no comércio eletrônico e reduziu os preços.
Em comunicado à Reuters, o Walmart afirmou que pagará novos incentivos aos entregadores independentes durante a temporada de compras de fim de ano.
O projeto da Amazon, disseram as fontes, pode ser engavetado ou adiado indefinidamente se o dispositivo não funcionar como previsto, ou por motivos financeiros. Os informantes também afirmaram que o dispositivo pode levar anos para ser aperfeiçoado.
“Estamos inovando continuamente para criar uma experiência de entrega ainda mais segura e melhor para os motoristas”, disse um porta-voz da Amazon, quando perguntado sobre os óculos para motoristas. “De outra forma, não comentamos sobre nosso roteiro de produtos.”
A Amazon vem trabalhando há anos para desenvolver uma rede própria de logística nos Estados Unidos, incluindo sua própria companhia aérea, caminhões de longa distância e grandes armazéns. Com isso, a empresa espera acelerar entregas e reduzir despesas, diminuindo a dependência de companhias como UPS e FedEx.
Os custos de remessa da Amazon aumentaram 8% no terceiro trimestre, chegando a 23,5 bilhões de dólares.
Últimos 100 Metros
A “última milha” das entregas é cara e complicada, pois exige a navegação pelos bairros, o emprego de mais entregadores e uso de mais combustível. Segundo algumas estimativas, metade do custo da viagem de um produto até a porta do cliente está nos últimos cem metros.
Agora a Amazon concentrou sua atenção nos “últimos 100 metros”. Em outubro, e companhia revelou um scanner que será instalado nos tetos dos veículos de entrega para direcionar os motoristas aos pacotes de cada parada, iluminando-os com um holofote verde, economizando o tempo normalmente gasto na leitura de etiquetas.
Os óculos de entrega em desenvolvimento são baseados nos óculos inteligentes Echo Frames, da Amazon, que permitem aos usuários ouvir áudio e usar comandos de voz da Alexa, a assistente virtual da Amazon, disseram as fontes.
Conhecidos pelo codinome interno Amelia, os óculos de entrega são equipados com uma pequena tela em uma das lentes e podem tirar fotos dos pacotes entregues como prova para os clientes, disseram as fontes. A Amazon lançou em setembro um chatbot não relacionado para vendedores terceirizados que também é conhecido como Amelia.
Mas a tecnologia ainda está em desenvolvimento e a Amazon tem tido problemas para fabricar uma bateria que possa durar um turno completo de oito horas e ainda ser leve o suficiente para ser usada o dia todo, disseram as fontes. Além disso, a coleta de dados completos sobre cada casa, calçada, rua, meio-fio e entrada de garagem pode levar anos, disseram eles.
Os entregadores da Amazon visitam mais de 100 clientes por turno, segundo a companhia. Com o aumento da eficiência, a Amazon poderá cobrar dos motoristas o transporte de mais pacotes e visita a mais casas.
A Amazon pode enfrentar outros obstáculos, incluindo convencer seus milhares de motoristas a usarem os óculos, que podem ser desconfortáveis, disseram as fontes, sem mencionar o fato de que alguns motoristas já usam óculos corretivos.
No entanto, grande parte da força de entrega da Amazon é composta por empresas terceirizadas, o que significa que a Amazon pode tornar o uso dos óculos uma exigência contratual, disseram as fontes.
As vendas dos Echo Frames, dispositivos vestíveis da empresa, têm sido decepcionantes. Duas das fontes disseram que a Amazon vendeu menos de 10 mil unidades da geração mais recente do aparelho, lançada no final do ano passado.
A tela embutida em desenvolvimento também está programada para uma futura geração de Echo Frames que poderá ser lançada já no segundo trimestre de 2026, disseram duas das fontes.