A fabricante chinesa de veículos elétricos XPENG apresentou seu carro voador, chamado “Land Aircraft Carrier”, na 15ª Feira Internacional de Aviação da China (Airshow China), no dia 12 de novembro de 2024.
O veículo realizou seu primeiro voo público no evento, executando manobras como aceleração, subida e descida em velocidade uniforme e pouso, tudo em modo de piloto automático.
O diferencial do “Land Aircraft Carrier” é sua capacidade de se acoplar a um veículo elétrico, que serve como módulo terrestre. Esse módulo terrestre transporta e recarrega o módulo aéreo, que é o “veículo voador” propriamente dito.
O processo de acoplamento e liberação leva apenas cinco minutos e dispensa qualquer controle manual. Confira:
Segundo Zhao Deli, fundador da Huitian, afiliada da XPENG responsável pelo desenvolvimento do carro voador, o módulo terrestre funciona como um “porta-aviões” para o dispositivo aéreo.
A empresa recebeu 2.000 pedidos do modelo durante o evento. A construção de uma fábrica para o “Land Aircraft Carrier” foi iniciada e a previsão é que a produção comece no terceiro trimestre de 2025, com capacidade anual de 10.000 unidades. As primeiras entregas aos clientes estão programadas para 2026.