Há 30 anos, em 03 de dezembro de 1994, no Japão, era lançado um console que revolucionaria por completo o mercado de games: o Playstation One (originalmente apresentado como ‘Playstation’). O modelo seria o primeiro de uma série campeã de vendas e que, até hoje, é favorita entre os gamers do mundo inteiro.
Criado por Ken Kutaragi, ex-engenheiro da Sony Computer Entertainment, o Playstation One (ou PS1) nasceu graças ao fim de uma parceria falha entre Sony e Nintendo, que tentaram criar um novo console em conjunto. Com o fracasso do projeto, o Playstation nasceu como um dispositivo capaz de reproduzir gráficos em 3D avançados para a época e com suporte para CD-ROM.
Leia também
Esse foi o primeiro grande passo da marca em direção a uma jornada que seria marcada por 30 anos de histórias, recordes de venda e milhões de fãs ao redor do mundo — além de franquias de jogos que movimentariam o mercado por anos.
Anos depois, a Playstation lançaria outras quatro gerações sucessoras do PS1: o PS2, PS3, PS4 e PS5. Além disso, a marca desenvolveria o Playstation Portable e o PS Vita, ambos portáteis, e o PS VR e o PS VR2, de realidade virtual.
Confira a linha do tempo com os principais lançamentos da empresa:
Playstation (1994)
Onde tudo começou. Com 102 milhões de unidades vendidas entre 1994 e 2006, o console inovou o mercado com a sua capacidade de renderizar jogos 3D complexos maiores em tempo real.
Playstation 2 (2000)
O sucesso de vendas do PS1 é inegável. No entanto, é para o PS2 que vai o título de videogame com mais unidades vendidas na história (160 milhões ao todo). O console foi um grande marco dos anos 2000s e hoje é lembrado com muita nostalgia pelos seus antigos usuários. Sua CPU, apelidada de “Emotion Engine”, era capaz de criar imagens ainda mais realistas, entregando uma experiência de jogabilidade totalmente única.
Playstation Portable – PSP (2004)
O primeiro console portátil do Playstation. Além de rodar jogos, o dispositivo era compatível com DVDs e também com arquivos em MP3. Seu tamanho reduzido exigiu um formato novo de mídia e, assim, foi criado o Universal Media Disc (UMD), que era um pequeno disco capaz de armazenar jogos de até 1,8 GB.
Playstation 3 (2007)
O Playstation 3 foi o primeiro da linha a receber a tecnologia Blu-ray, permitindo jogos com imagens mais nítidas e realistas. Além disso, foi com o console que a marca expandiu suas atividades on-line, com o lançamento da rede Playstation Network (PSN) e da Playstation Store, possibilitando a comercialização de jogos digitais.
PS Vita (2011)
Por mais que o PS Vita trouxesse inovações tecnológicas significativas, ele não foi tão bem recebido pelo público quanto o seu antecessor portátil, o PSP. O console era considerado tecnicamente avançado, com bons gráficos, mas a falta de suporte e a alta concorrência oferecida por outros dispositivos móveis fizeram com que suas vendas não alavancassem.
Playstation 4 (2013)
As 115 milhões de unidades vendidas do PS4 classificam o aparelho como um dos mais bem sucedidos dos últimos anos. Ele marca a entrada do Playstation em um universo mais coletivo e compartilhável. A potência do console também aumentou significativamente, com 8 GB de memória GDDR5 unificada (16 vezes a RAM do PS3).
PS VR (2016)
Imersão era a palavra-chave que definiria a experiência proporcionada pelo PS VR. Com um óculos de realidade virtual, os jogadores poderiam entrar em mundos completamente únicos e “viver” o jogo. O PS VR usava uma combinação de sensores e câmeras externas para rastrear os movimentos do jogador, traduzindo-os em ações dentro do game (compatível com PS4).
Playstation 5 (2020)
A atual geração do Playstation trouxe avanços significativos no tempo de carregamento de jogos. Adaptado para os gráficos mais avançados do mercado, o PS5 é equipado com SSD ultra rápido, tem ray tracing e resolução 4K, chegando até 120fps. É considerado o console mais poderoso produzido pela Sony.
PS VR2 (2023)
Lançado em 2023 com compatibilidade para o PS5, o PS VR2 conta com um design completamente novo em relação ao seu antecessor. O headset foi completamente redesenhado, proporcionando mais leveza e melhorando a experiência do usuário. Além dos gráficos melhorados, os controles também foram reformulados. Assim, ele chegou ao mercado trazendo novas possibilidades para o universo da realidade virtual.