Serviços de saúde abrangentes, consistentes, de alta qualidade e contínuos para cuidar das pessoas que amamos são uma preocupação comum para todos nós. Esse requisito é um desafio constante, independentemente de você estar falando de clínicas e hospitais públicos ou privados.
A tecnologia avançou a tal ponto que agora vê muito claramente o potencial e os benefícios das TIC integradas nos cuidados de saúde.
Adotando a saúde digital para o benefício de todos
Um relatório do Fórum Econômico Mundial sobre saúde digital observa que, embora a inteligência artificial esteja se tornando rapidamente um fator decisivo em muitos setores, no caso do setor de saúde, “falta maturidade digital”. As barreiras entre os avanços tecnológicos e a implementação são: falta de fundamentos digitais (falta de infraestrutura ou infraestrutura obsoleta); dados isolados ou não estruturados (torna-se difícil usá-los em todo o seu potencial); deficiência educacional digital (limita a experiência de médicos, pacientes e funcionários); por fim, a falta de uma visão geral da saúde digital (estratégias ruins).
Por outro lado, imagine que, a partir do momento em que você entra no hospital ou na clínica; médicos, enfermeiros, profissionais de laboratórios; todos sabem exatamente o que você precisa, como ajudá-lo e como fazer o acompanhamento. Somando a isso, todas as análises clínicas, raios-X, ressonâncias magnéticas, etc. estão disponíveis em alta velocidade. Os pacientes acompanham seu tratamento, consultas e exames agendados facilmente com um aplicativo.
Tudo isso é possível se você criar redes de campus com uma conexão de alta velocidade e cobertura abrangente. O futuro da saúde já tem um pé no presente. Em breve, big data e inteligência artificial serão capazes de diagnosticar.
Arquitetura simplificada: um dispositivo conecta um edifício inteiro
Não importa o tamanho do hospital ou da clínica, a arquitetura da tecnologia deve ser inteligente, flexível em expansão e pronta para o futuro.
Uma rede de campus de alta qualidade para hospitais e clínicas inteligentes deve apresentar implantação, gerenciamento e manutenção simplificados, economia de energia e baixas emissões de carbono. Os dispositivos Wi-Fi 7 com convergência da Internet das Coisas (IoT) e Wi-Fi distribuído são integrados a essa rede de alta qualidade para permanecerem conectados o tempo todo, sem pontos cegos e desconexão.
Além disso, as tarefas de gerenciamento e manutenção são simples e automáticas para serem acessíveis a todos. A equipe médica, administrativa e de enfermagem se concentrará no que é importante, a saúde dos pacientes.
Otimize todos os cuidados de saúde com as TIC
No entanto, para cenários mais complexos, com dispositivos médicos mais complexos, onde as informações hospitalares devem ser tratadas com segurança, é mais econômico ter a Solução Fiber to the Office (FTTO), que fornece uma conexão dedicada para qualquer hospital ou clínica. Ele garante largura de banda estável e desempenho confiável, essenciais para aqueles que dependem de conectividade rápida e ininterrupta com a Internet. Além disso, ele se adapta a todas as suas necessidades.
Com as redes ópticas, a complexidade física é simplificada com menos cabeamento e complexidade no gerenciamento e na manutenção. O uso do espaço é bastante reduzido e os riscos de incêndio e outros riscos associados são reduzidos. Além disso, você pode conectar um grande número de terminais e dispositivos a uma única rede; dispositivos de alta potência funcionam de forma eficiente, como tomografias computadorizadas. No geral, a eficiência do diagnóstico, tratamento e tempo de cuidado para os pacientes é melhorada.
Da informatização da saúde aos hospitais inteligentes
A infraestrutura de TIC é altamente adaptável às necessidades de hospitais ou clínicas, tem medidas de segurança aprimoradas com sistemas de recuperação de desastres, backup e arquivamento para proteger dados críticos do hospital e estar preparado contra ataques cibernéticos.
Também evita a construção de sistemas isolados que não têm elasticidade. Isso permite uma expansão simples e uma implantação tranquila. Com uma solução em nuvem leve da DCS para hospitais e clínicas, você pode aumentar a resiliência, a usabilidade e a capacidade de gerenciamento da ICT para hospitais.
Essa plataforma unificada se integra perfeitamente a salas de emergência, centros de especialidades, medicina de precisão e muito mais.
Da saúde digital à saúde inteligente, a Huawei acompanha você para integrar a futura tecnologia para atendimento ao paciente e eficiência da equipe, aproveitando ao máximo essas soluções.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.