Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Para Startup de eSports do Grupo Globo, Ano da Indústria Foi Positivo, Apesar de Ajustes

Para Startup de eSports do Grupo Globo, Ano da Indústria Foi Positivo, Apesar de Ajustes

Leandro Valentim, CEO da Player1, que acaba de realizar o Premio eSports Brasil, fala sobre o atual momento e as expectativas para o ecossistema

Pacete
17/12/2024 Atualizado há 5 meses
Leandro Valentim, CEO da Player1, startup de jogos eletrônicos do Grupo Globo

Acessibilidade

O mercado de games e eSports continua sendo uma potência apesar dos desafios. Esse é um dos principais argumentos de Leandro Valentim, CEO da Player1, startup de jogos eletrônicos do Grupo Globo, sobre o mercado e as perspectivas futuras para um ecossistema que fatura mais de US$ 1 bilhão anualmente.

Na semana passada, a Player1 realizou mais uma edição do Premio eSports Brasil (PeB), principal reconhecimento para os talentos dessa indústria. De acordo com Valentim, a desaceleração recente nos games e eSports contribuiu para que “as empresas colocassem os pés no chão e ajustarem seus modelos de negócio para garantir um futuro mais sustentável e alinhado às novas demandas do mercado.”

Leia também

  • Forbes Games

    Segundo Trailer de GTA 6 Chega de Surpresa; Entenda por Que o Game É um Fenômeno

  • Console Switch 2 em exibição em Londres
    Forbes Games

    Nintendo Não Vai Conseguir Atender À Demanda Inicial por Console Switch 2 no Japão

  • Imagem de divulgação do “Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4” com Rayssa Leal
    Forbes Games

    “Há 10 Anos, Eu Jogava em Casa. Agora, Estou no Jogo”, Diz Rayssa Leal sobre Personagem Inédita

Forbes Brasil – Pode nos dar uma dimensão de como está o mercado de jogos eletrônicos?
Leandro Valentim – O mercado de games e eSports, mesmo passando por um ano de ajustes, continua sendo uma das indústrias mais vibrantes e cheias de potencial. Um dos grandes destaques é a capacidade dos games de prender a atenção das gerações Z e Alpha, que são conhecidas por serem mais difíceis de engajar. Essas gerações encontram nos jogos e nos criadores de conteúdo algo único, uma conexão profunda, ficando concentradas por muito mais tempo do que em outras formas de entretenimento, como assistir a esportes tradicionais como o futebol.

FB – Quais os principais marcos deste ano de 2024?
Valentim – Vivemos um período de reorganização e reavaliação estratégica. Depois do crescimento explosivo durante a pandemia, o mercado deu uma desacelerada, algo natural e que já era esperado. Isso não aconteceu só no setor de games, mas também em outras indústrias digitais, como as Big Techs. No caso dos games e eSports, essa pausa serviu para as empresas colocarem os pés no chão e ajustarem seus modelos de negócio para garantir um futuro mais sustentável e alinhado às novas demandas do mercado. No universo dos eSports, especificamente, houve um redesenho de estratégias. Por exemplo, publishers como a Riot Games reformularam campeonatos, como o CBLOL, para garantir que os torneios continuassem atraentes e viáveis para investidores e equipes. A ideia era também garantir que os torneios continuem fortes, que as equipes tivessem condições de se manter competitivas e que os fãs recebessem conteúdos de qualidade. Tudo isso faz parte de um movimento para construir um ecossistema mais sólido e preparado para o longo prazo.

FB – E do ponto de vista das marcas apoiadoras?
Valentim – Do lado dos patrocinadores, 2024 trouxe uma pausa estratégica. Muitas marcas revisaram suas abordagens e aprenderam com os investimentos feitos durante o boom da pandemia. Com isso, estamos vendo um mercado mais profissional e confiável, com projetos bem estruturados ganhando destaque, o que ajuda a fortalecer a credibilidade do setor. Olhando para 2025, o clima é de otimismo. Já dá para notar novos projetos e pedidos de propostas voltando a ganhar força.

FB – Qual o papel do prêmio para fomentar a indústria?
Valentim – O PeB chegou à sua oitava edição e já virou tradição do universo gamer. É a hora em que ídolos, fãs, jogadores e comunidades, mesmo tão diversas, encontram um ponto em comum aqui, o da celebração. Os games e os eSports têm uma variedade enorme de jogos e públicos, mas o PeB consegue juntar tudo isso em uma grande noite. É onde a gente vê os melhores jogadores, streamers, casters, organizações e publishers dividindo o mesmo palco e dialogando com diversas comunidades. É o momento em que todo mundo deixa de lado os projetos individuais para celebrar o mercado como um todo, mostrando força, união e o impacto dessa indústria. Mais do que entregar troféus, o PeB tem um papel importante: levar os games e eSports para o mainstream, furando a bolha. A transmissão pelo SporTV já é tradição, e o evento também marca presença na TV Globo, no GE.com e em outros grandes veículos de imprensa.

FB – Quais as perspectivas para a premiacao nos próximos anos?
Valentim – A nona edição, no ano que vem, já trará inovações que apontam para onde queremos levar a nossa celebração. A ideia é oferecer uma experiência ainda mais conectada com o público e expandir as formas de interação entre as diversas comunidades que compõem esse ecossistema tão rico. A décima edição, sem dúvida, será grandiosa. Planejamos novidades incríveis, desde formatos diferentes até novos elementos que vão reforçar nosso compromisso em unir, projetar e celebrar os games e eSports em todas as suas vertentes. Falando em tendências, eu destaco a força dos games avançando em todas as searas de esporte, de entretenimento, música e mídia. Ao longo do tempo, tivemos muitos exemplos que já aconteceram e estão cada vez mais fortes no Brasil. Outra tendência que merece destaque é a entrada dos games no cenário olímpico. A criação das Olimpíadas de Esports pelo Comitê Olímpico Internacional reforça como esses dois mundos estão se cruzando e como o reconhecimento do esporte eletrônico.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • eSports
  • games
  • globo
  • inovação
  • Player1
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.