A Sony, empresa responsável pelo Playstation, apresentou durante a Consumer Eletronics Show (CES) 2025 uma nova maneira de interagir com seus jogos.
A tecnologia “Future Immersive Entertainment” permite que os players “entrem” no universo escolhido e participem ativamente dos desafios impostos pelo jogo.
Leia também
Confira a demonstração da Sony durante a CES:
Ao entrar na sala imersiva, os jogadores podem sentir os cheiros do ambiente, ouvir com precisão os comandos dos personagens e até mesmo correr dos “zumbis” assassinos de The Last of Us, franquia escolhida pela empresa para mostrar ao público o poder da nova tecnologia.
Na contramão dos dispositivos portáteis, como os óculos de realidade virtual da Meta ou o Apple Vision Pro, a proposta da Sony é levar os games para grandes espaços, como shoppings, parques de diversão e afins.
No entanto, até o momento, não existe previsão de comercialização do “Future Immersive Entertainment”.
CES 2025
Principal vitrine global das empresas de tecnologia, a CES reúne produtos viáveis e outros conceituais. Dentre TVs, smartphones e muitos roubos também é possível encontrar o que Kenneth Corrêa, Professor de MBA na FGV e na Avado Learning, na Inglaterra, chama de “inovações bizarras”.
Conheça as 5 inovações inusitadas da feira:
-
#1
Mirumi
Robô Mascote
“Nas palavras da própria empresa: “Mirumi” é um robô mascote que espontaneamente vira a cabeça para dar uma olhada em uma pessoa próxima. Projetado para recriar as experiências alegres das pessoas ao notar um bebê humano tentando interagir com elas, Mirumi movimenta sua cabeça de várias maneiras para expressar sua curiosidade, timidez e outras qualidades e emoções semelhantes às de um bebê.” -
#2
Kirin
Colher que salga a comida
“A empresa é a Kirin (aquela empresa japonesa que no Brasil ficou conhecida em 2011 quando comprou a Schincariol e assumiu o nome Brasil-Kirin. Em 2017 saiu do país, tendo vendido suas operações para a Heineken).Em 2013, uma pesquisa ganhou o prêmio IgNobel (aquele que premia inovações fora do usual, muitas vezes cômica ou inútil), mas neste caso saiu de pesquisa para produto.” No stand, eles ofereciam uma sopa, a qual eu experimentei bebendo direto da tigela. Depois me deram a colher (que usa correntes elétricas indolores, mas que alteram como nossas papilas gustativas da língua sentem o saber de salgado) e eu experimentei a mesma sopa, do mesmo pote, e o gosto era totalmente diferente. Como se fosse outra comida.” -
Michael Dalder/Reuters #3
EVTol
Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso
“Uma vez sonho nos programas dos Jetsons, ou promessas de protótipos ou cientistas “professor Pardal” (que é o que mais encontramos na feira), neste ano estamos vendo o produto já disponível para venda e distribuição. A sigla é EVTol, ou Electric Vehicle for Take Off and Landing (veículo elétrico de decolagem e pouso).” -
#4
Óculos com Legendas para o mundo real
“Não estamos falando de lentes de contato invasivas nem de óculos de realidade virtual de 0,5 kg, e sim de óculos muito parecidos com os que você está usando para ler essa matéria. Outra vantagem do uso dos óculos de realidade aumentada em relação ao virtual, é que eles não fecham sua vista, não bloqueiam seu contato com o resto do mundo, e permitem que você continue interagindo normalmente com as outras pessoas (sem ninguém te achar “esquisitão”). As informações são processadas pelo celular, e transmitidas por Bluetooth (sem necessidade de cabos pendurados) e a empresa alega que a bateria dura o dia todo de uso.” -
Anúncio publicitário -
#5
Segurança Inteligente
Câmeras de Circuito Interno de TV (CCTV), sensores de fumaça ou de incêndio ou de ruídos são tecnologias de automação residencial (ou smart home), já são conhecidas. Mas, demonstrando o poder da Inteligência Artificial (é claro que não ia faltar IA na feira), a empresa Nandlogic criou e apresentou o AEGIS.O produto parece um escudo de um membro do Vingadores, tem sensores de fumaça, ruído, temperatura, umidade, qualidade do ar, câmeras de alta resolução capturando informações continuamente, e fazendo o que a empresa chamou de “monitoramento de ambiência”. Ele também emite um som de alerta, um alarme ensurdecedor para os casos de emergência.
#1
Mirumi
Robô Mascote
“Nas palavras da própria empresa: “Mirumi” é um robô mascote que espontaneamente vira a cabeça para dar uma olhada em uma pessoa próxima. Projetado para recriar as experiências alegres das pessoas ao notar um bebê humano tentando interagir com elas, Mirumi movimenta sua cabeça de várias maneiras para expressar sua curiosidade, timidez e outras qualidades e emoções semelhantes às de um bebê.”
A organização do evento também seleciona, anualmente, os produtos de tecnologia para o consumo mais inovadores do mercado. Com 33 categorias disponíveis para inscrição — que pode ser feita por indivíduos, organizações ou agentes autorizados —, os premiados são escolhidos por um painel de jurados especializados. Clique aqui para conferir.