![Imagem ilustrativa de uma chuva de meteoros](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/chuva-de-meteoros-768x512.png)
2025 será um ano fascinante para os entusiastas da astronomia, com eventos celestes espetaculares e visíveis para observadores de todo o mundo — incluindo brasileiros.
Há algumas semanas, especificamente no dia 21 de janeiro, o calendário astronômico foi aberto por um acontecimento raro: o alinhamento de 6 planetas (Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno).
Leia também
Confira alguns destaques celestes reservados para 2025
Eclipses
Na noite de 13 para 14 de março, um eclipse lunar total será visível em todas as regiões do Brasil. O fenômeno começará às 02h09, atingindo seu ápice às 03h58 — momento em que a Lua assumirá uma coloração avermelhada, conhecida como “Lua de Sangue”.
No fim do ano, um eclipse lunar total tomará forma entre os dias 7 e 8 de setembro. Infelizmente, o fenômeno não será visível no Brasil.
Este será o eclipse lunar total mais longo desde 2022, com 1 hora e 22 minutos de duração.
Chuvas de Meteoros
As chuvas de meteoros, que ocorrem quando a Terra encontra detritos de asteroides e cometas, também serão um destaque em 2025.
O Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recomenda que os observadores procurem por espaços de amplo campo de visão e “locais de céus bem escuros” para uma melhor experiência.
Anote as datas:
Líridas: ativa de 16 de abril a 25 de abril (pico em 22 de abril).
Eta Aquáridas: ativa de 19 de abril a 28 de maio (pico em 5 de maio).
Alfa Capricornídeos: ativa de 3 de julho a 15 de agosto (pico em 30 de julho).
Delta Aquáridas: ativa de 12 de julho a 23 de agosto (pico em 30 de julho).
Perseidas: ativa de 17 de julho a 24 de agosto (pico em 12 de agosto).
Oriônidas: ativa de 2 de outubro a 7 de novembro (pico em 22 de outubro).
Leônidas: ativa de 6 de novembro a 30 de novembro (pico em 17 de novembro).
Pupidas-velidas: ativa de 1 de dezembro a 15 de dezembro (pico em 14 de dezembro).
Geminídeas: Ativa de 4 de dezembro a 17 de dezembro (pico em 14 de dezembro).
Superluas
Em 2025, ocorrerão três superluas — em 6 de outubro, 5 de novembro e em 4 de dezembro —, fenômeno que ocorre quando a Lua está em sua máxima aproximação em relação à Terra e em sua fase cheia:
Outros Momentos Notáveis
Alinhamento de Planetas: em 28 de fevereiro, sete planetas (Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte, Urano e Netuno) estarão alinhados no céu. Cinco deles (Saturno, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte) serão visíveis a olho nu.
Conjunção de Vênus e Júpiter: na madrugada do dia 12 de agosto, Vênus e Júpiter estarão em conjunção.
Para os interessados em acompanhar os fenômenos astronômicos de 2025, recomenda-se buscar locais afastados de grandes cidades, com mínima poluição luminosa.
Caso as condições climáticas não permitam a observação, diversas instituições astronômicas, como o Observatório Nacional, farão transmissões ao vivo dos eventos.
Aplicativos de apoio, como o Sky Tonight, também são úteis para auxiliar os observadores iniciantes.