
Há algumas semanas, Elon Musk, dono do X, já preparava o público para seu próximo grande lançamento. Por meio da empresa de IA, xAI, Musk preparava uma demonstração do Grok 3, chatbot que funciona a partir de IA generativa. Neste sábado, (15), Musk adiantou que, já nesta segunda-feira, (17), ele dará demonstrações ao vivo da ferramenta que, segundo ele, “será a IA mais inteligente da Terra.” A previsão é que isso ocorra as 20h do horário local, 1h da manhã da terça-feira, (18), no Brasil.
O Grok 3 está gerando muitas expectativas. Durante o World Government Summit em Dubai, na semana passada, Musk anunciou que o Grok 3 está nos estágios finais de desenvolvimento e seria lançado em breve. Ele afirmou que o Grok 3 supera todas as ferramentas de IA conhecidas, incluindo o ChatGPT e o DeepSeek, em testes realizados.
O Grok 3 foi treinado no Colossus Supercluster, um supercomputador que utiliza 100 mil GPUs Nvidia H100. Musk destacou que o Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito poderosas e que, nos testes, superou qualquer outra ferramenta de IA lançada até agora. Ele também mencionou que a nova versão do chatbot será mais eficiente e oferecerá resultados mais interessantes em comparação com seus rivais.
Além disso, o Grok 3 foi projetado para utilizar dados sintéticos, o que permite uma maior capacidade de raciocínio e reduz o viés, além de permitir que o modelo analise seus próprios erros. Isso torna o Grok 3 uma ferramenta ainda mais avançada e confiável.