Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Games / “O Fortnite É o Metaverso Que Deu Certo”, Diz Flakes Power

“O Fortnite É o Metaverso Que Deu Certo”, Diz Flakes Power

Ao lado de dois sócios, o influenciador e Under 30 de 2021 acaba de lançar uma escola de desenvolvimento de jogos com foco no ecossistema de criação da Epic Games

Caroline de Tilia
26/03/2025 Atualizado há 1 mês
Foto do influenciador João Sampaio, "Flakes Power", durante o evento de lançamento da Arcode.
Divulgação

Acessibilidade

João Sampaio, conhecido nas redes sociais como “Flakes Power”, se uniu a João “Biggie” e Lucas Lima para lançar uma escola de desenvolvimento de jogos com foco em Fortnite, a Arcode. Além da sede, em Joinville, Santa Catarina, cidade-natal do influenciador, a organização contará com uma plataforma online para os interessados Brasil afora.

A ideia para a capacitação surgiu a partir da experiência dos sócios Biggie e Flakes com a Level8, vertical focada em desenvolvimento de mapas para a comunidade do jogo e experiências personalizadas para marcas. Entre os clientes, estão Samsung, Coca-Cola, Red Bull e Mercado Livre.

Leia também

  • Institut auf dem Rosenberg
    ForbesLife

    Estudantes Suíços Criam o Primeiro Metaverso Educacional do Mundo

  • Aaron P. Bernstein/Reuters
    Forbes Money

    O que está por trás da proibição do nome Meta no Brasil?

  • Francis Mascarenhas/Reuters
    Forbes Tech

    Justiça de SP manda Meta, dona do Facebook, parar de usar marca no Brasil

“Temos estúdios parceiros que faturaram milhões de reais em cerca de um ano”, conta João “Biggie” sobre os negócios da Level8. De acordo com o empreendedor, o sistema de monetização da Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, é democrático e descentralizado. “40% do faturamento líquido deles vai para um fundo. Depois, eles distribuem esse dinheiro entre os criadores, de maneira proporcional ao engajamento dos jogadores com o mapa criado”, explica.

No início deste ano, a companhia divulgou que 70.000 usuários construíram cerca de 137 mil mapas por meio do Unreal Editor For Fortnite (UEFN) em 2024. Para estes players, a Epic Games pagou um total de US$ 352 milhões — deste valor, 12,909 mil criadores receberam a parcela mais alta, acima de US$ 100 mil.

Os sócios viram neste mercado a oportunidade de capacitar a comunidade gamer brasileira. “Com uma experiência simples, com 30 jogadores simultâneos, a pessoa consegue arrecadar 800 dólares, isso dá quase seis mil reais. Para quem está começando, não existe oportunidade melhor. Ainda mais no Brasil, que é um país de amantes de games”, finaliza Biggie.

João “Biggie”, João Sampaio (Flakes Power) e Lucas Lima, sócios e co-fundadores da Arcode
Divulgação

João “Biggie”, João Sampaio (Flakes Power) e Lucas Lima, sócios e co-fundadores da Arcode

Em entrevista à Forbes Brasil, João Sampaio (Flakes Power) fala sobre a Arcode, o impacto do Fortnite no mercado de eSports e como conciliar a vida na internet com o mundo fora das telas. Confira:

Forbes Brasil: Você e o Biggie fundaram a Hero Base em 2021. Em seguida, a Hero Create e a Level8. Por que integrar um braço de capacitação nesse ecossistema?

João Sampaio: “O negócio da Arcode surgiu muito por acaso. Com a expansão da Level8, encontramos uma dor de mercado: existem poucas pessoas capacitadas para desenvolver mapas no Fortnite.

Então, os nossos estúdios parceiros tinham dificuldade para contratar profissionais e alavancar ainda mais o negócio. Involuntariamente, criamos uma escola interna para treinar quem nunca tinha trabalhado com o jogo e deu super certo.”

FB: Por que Joinville será a sede da primeira “escola”? 

JS: “Joinville é a minha casa. Sempre que eu posso, defendo Joinville com unhas e dentes, eu adoro esse lugar. É uma cidade com muitas empresas e que está crescendo em tecnologia. Hoje, criamos um polo gamer aqui, algo que nunca existiu. Além disso, por sermos daqui, fica tudo mais fácil, temos um bom relacionamento com as pessoas.”

FB: Qual é o seu papel como influenciador em mostrar esse outro lado dos “games” para os seus seguidores?

JS: “Eu acho que meu papel é mostrar para a galera que realmente é uma mega oportunidade. A Epic Games já deixou claro para nós que o User Generated Content (UGC) é o futuro da ferramenta [Unreal Editor For Fortnite]. E o dinheiro que a Epic está injetando nisso é absurdo. 

Quando o assunto é desenvolvimento de jogos, normalmente é algo muito distante, até porque, ganhar dinheiro com isso, principalmente no Brasil, é muito difícil. Então, essa é uma das maiores oportunidades para alguém que quer começar hoje.

FB: Vocês já fecharam projetos com gigantes como BYD, Samsung e Coca-Cola. O que as marcas ganham com essa interação com o jogo?

JS: “Eu considero o Fortnite como o metaverso que deu certo. Durante a pandemia, todo mundo falou em metaverso, só que nada concreto foi feito. O Fortnite é a plataforma que chegou mais perto de criar algo realmente relevante. O show do Travis Scott, que colocou milhões e milhões de pessoas simultâneas no jogo, é um exemplo.

A Epic acabou de lançar o Crocs e a Adidas no Fortnite. Olha, eu tenho minha própria skin [personagem] dentro do jogo. Ou seja, eu posso jogar com a minha skin, calçar um Crocs nela e, por exemplo, acessar o universo do Itaú. Então, é realmente um ambiente perfeito para uma marca poder trabalhar.”

FB: Fora das telas, você é uma pessoa centrada. Como não se deslumbrar com o universo das redes?

JS: “Meu pai é empresário há mais de 30 anos, a educação que eu recebi da minha família foi muito foi pé no chão. Sempre que a galera aparece com um projeto maluco, eu digo: ‘Calma, não é assim que funciona’.

Como qualquer empresário, a gente cometeu muitos erros no caminho, apostamos em coisas que não deram certo. Mas isso foi muito importante para o nosso crescimento. Para chegar até esse momento e entender que temos algo único nas mãos.”

FB: Como separar a vida profissional da pessoal quando se trabalha com a internet?

JS: “Olha, vou te falar que nisso eu dou aula. Eu separo as coisas há anos. Antes do escritório, eu comprei outro apartamento só para deixar meu PC, então, todo o trabalho ficava lá, quando eu ia para casa, não tinha nem computador, e hoje segue assim. 

E o que me ajuda muito é não estar em São Paulo, porque eu sinto que a galera que trabalha com games em São Paulo, e acho isso vale para praticamente todas as áreas, só anda com quem faz algo parecido. Assim, qualquer assunto vira trabalho.”

FB: Você comentou que bateu 1 milhão de inscritos no primeiro ano de canal. Qual foi sua receita para o sucesso?

JS: “Olha, a sorte conta muito. Eu vejo muita gente falando que é só se dedicar, mas a sorte conta muito, isso é inegável. Porém, é preciso estar preparado para receber essa sorte.

No meu caso, quando comecei meu canal, estava jogando Clash Royale, esse jogo bombou e eu dediquei minha vida inteira para criar conteúdo, foram três anos, de segunda a segunda, sem feriado e sem folga.

Não foi um sacrifício porque eu adorava o que fazia. Eu sempre fui nerd de carteirinha. Então, ficar o dia inteiro trancado em casa jogando era incrível. 

Além disso, tomei boas decisões durante a minha carreira. Quando o Clash começou a cair, muitos influenciadores ficaram desesperados. Eu escolhi migrar para um jogo completamente diferente [o Fortnite], de uma plataforma completamente diferente, porque segui minha intuição.”

FB: Quais são suas metas para o futuro?

JS: “É muito louco falar de metas, sabe? Há uns 3 anos, eu disse: ‘Cara, já conquistei tudo o que eu queria, estou super bem’. Honestamente, estou sossegado com o que tenho, porque eu não sou uma pessoa ambiciosa. Mas sempre aparece algo novo pelo caminho, e eu não me fecho para as oportunidades. Tudo pode acontecer.”

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • forbes wall street bancos
    Carreira

    Semanas de Trabalho com Mais de 100 Horas Levam Jovens Funcionários de Bancos ao Limite

  • Escolhas do editor

    Think Tank de Mulheres do Agro da Forbes Brasil se Reúne Durante a Agrishow

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • brasil
  • capacitação
  • Epic Games
  • eSports
  • Flakes Power
  • FORBES Under 30
  • Fortnite
  • games
  • jogos
  • negócios

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.