
Durante a conferência anual de desenvolvedores, a Nvidia apresentou avanços significativos em robótica, incluindo o Isaac GR00T N1, o primeiro modelo de robô humanoide de código aberto do mundo, e o Blue, dispositivo inspirado em Star Wars e feito em parceria com a Disney e o Google DeepMind como parte do projeto Newton.
“Vocês estão assistindo a uma simulação feita completamente em tempo real. É assim que treinaremos robôs no futuro”, disse o CEO Jensen Huang ao introduzir o Blue. De acordo com a companhia, o Newton é um “mecanismo de física extensível” e de código aberto, idealizado para promover simulações e interações de aparelhos mais inteligentes e conectados ao mundo real.
Ao subir ao palco, Blue arrancou palmas da plateia. O pequeno robô demonstrou habilidades avançadas de interação em tempo real, respondendo aos gestos e comentários do CEO da Nvidia. “Dentro do Blue estão dois computadores da Nvidia. Olha como você é esperto”, falou o executivo ao aparelho, que respondeu com entusiasmo.
Confira mais imagens do Blue:
-
Foto do Blue, robô desenvolvido pela Nvidia em parceria com Disney e Google DeepMind
-
Foto do Blue, robô desenvolvido pela Nvidia em parceria com Disney e Google DeepMind
-
Foto do Blue, robô desenvolvido pela Nvidia em parceria com Disney e Google DeepMind
-
Foto do Blue, robô desenvolvido pela Nvidia em parceria com Disney e Google DeepMind
A conferência global da companhia animou os entusiastas da robótica. Em uma entrevista a jornalistas, Jensen Huang afirmou que robôs humanoides começarão a circular em menos de cinco anos. O CEO prevê que a indústria de manufatura adotará os aparelhos primeiro, pois suas “tarefas são bem definidas e podem ser executadas em um ambiente controlado”.