O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou operação pela qual a brasileira Copersucar selou a compra da participação de 50% da norte-americana Cargill na trading de açúcar Alvean, segundo publicação do órgão de proteção à concorrência no Diário Oficial da União de hoje (1°).
Após a transação envolvendo a joint venture líder global no mercado de açúcar, que teve aval sem restrições do Cade, a Copersucar passará a ser a única acionista da Alvean, com 100% de participação.
LEIA MAIS: Agfintech ajuda a FMC Agrícola a ofertar R$ 100 milhões em crédito
Ao avaliar o negócio, o Cade entendeu que não há preocupações concorrenciais, “pois, ainda que fosse possível algum exercício de poder de mercado por parte da Alvean, condutas de fechamento de mercado seriam pouco prováveis em função da existência de empresas concorrentes”, segundo parecer.
A Alvean, constituída para exportação de açúcar do Brasil, negocia o adoçante apenas no mercado internacional. A empresa detém cerca de 20% do comércio global de açúcar.
Ao anunciar a compra da fatia da Cargill na Alvean, a Copersupar disse que a transação “consolida sua relevante posição no mercado internacional”.
A Alvean atende clientes em todo o mundo por meio de escritórios nos principais centros de originação, venda e comércio (Genebra, Hong Kong, Bangcoc, Xangai, Bilbao e Miami). (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.