O consumo de carne está na base da alimentação do brasileiro, é uma paixão nacional e o churrasco o melhor exemplo. Porque, embora o país exporte muita proteína, a maior parte da produção vai para o prato do brasileiro: 70% da carne bovina fica no país. Nas últimas décadas, os produtores — grandes, médios e pequenos — vêm trilhando o caminho da produtividade, apostando em sistemas cada vez mais sustentáveis, com inovação e tecnologias que ajudam a tirar da terra o máximo, preservando o bem maior das propriedades rurais: a natureza que sustenta a produção.
Integrar as criações com o cultivo de grãos e o plantio de árvores; medir o sequestro positivo de gases de efeito estufa nas pastagens, mostrando que sistemas equilibrados sequestram mais gases de efeito estufa do que emitem; buscar animais de genética mais apurada; contribuir para o refinamento das técnicas de bem-estar animal; são parte de uma pecuária que evolui constantemente.
Justamente porque a história da pecuária no país se confunde com a sua própria história, com os primeiros bovinos desembarcando em 1531, fruto da iniciativa de uma mulher: Ana Pimentel de Souza, a verdadeira administradora de uma das capitanias da época. Hoje, a dimensão e importância da pecuária é reflexo do tamanho do país e da riqueza de sua vocação: 200 milhões de bovinos, rebanho responsável por 10 milhões de toneladas de carne, por ano.
A pecuária brasileira mudou, passando por uma gigantesca transformação: se até meados dos anos 1980, o crescimento do setor era explicado pelo aumento de área utilizada, hoje, enquanto a área de criação diminui, a produção aumenta, mostrando mais eficiência e menos desperdícios. Neste dia do pecuarista, a Forbes mostra a história de três pecuaristas – duas mulheres e um homem – que apostam nas inovações e na liderança construtiva para produzir com sustentabilidade. Confira:
-
Joner Campos/Divulgação Ida Beatriz Miranda Sá
Rodeada por um universo feminino, Ida Beatriz Miranda Sá é presidente do Sindicato Rural de Cáceres (MT) e uma das grandes lideranças do Pantanal
-
Divulgação Victor Campanelli
Por trás da Agro-Pastoril Paschoal Campanelli, Victor Campanelli une sustentabilidade e tecnologia à sua produção.
-
Enilson Arneiro/Divulgação Carmen Perez
Pecuarista na fazenda Orvalho das Flores, Carmen Perez é uma das vozes mais ativas na defesa do bem-estar animal nas fazendas de pecuária.
Ida Beatriz Miranda Sá
Rodeada por um universo feminino, Ida Beatriz Miranda Sá é presidente do Sindicato Rural de Cáceres (MT) e uma das grandes lideranças do Pantanal
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.