As empresas que realizam transportes por meio da hidrovia Tietê-Paraná decidiram interromper as atividades no local a partir do último final de semana em meio à grave crise hídrica enfrentada pelo país, embora o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) ainda veja possibilidade de navegação pela região.
Segundo o DH, a decisão das companhias pela paralisação do transporte ocorrido após alerta do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que já em maio havia antecipado a necessidade de interrupção das atividades para preservação dos recursos hídricos para a geração de eletricidade.
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O departamento, por sua vez, disse ter defendido uma redução gradativa dos calados e das ondas de vazão para permitir a navegação e o escoamento de grãos pela rota. De acordo com a DH, a hidrovia ainda é navegável e as ondas de vazão serão mantidas até hoje (31).
“As empresas que fazem o transporte pela hidrovia decidiram parar …, mas o DH entende que ainda é possível navegar na hidrovia Tietê com o calado atual 2,40 metros”, disse o departamento em nota enviada à Reuters.
Para o órgão, a redução do calado definido em conjunto com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tornaria a navegabilidade mais difícil, mas manteria a possibilidade de navegação, com exceção do trecho de Nova Avanhandava.
A paralisação do transporte pela hidrovia Tietê-Paraná representa um banco para o escoamento da produção agrícola do Brasil, especialmente de soja, milho e cana-de-açúcar.
Segundo dados do DH, a hidrovia foi responsável pelo transporte de 6,16 milhões de toneladas de produtos em 2020 e vinha ampliando como movimentações neste ano –apenas entre janeiro e maio deste ano, registrou o transporte de 2 milhões de toneladas, mais que o dobro em relação a igual período do ano passado.
“Por meio do DH, órgão da Secretaria de Logística e Transportes, o Governo do Estado continua trabalhando e monitorando os índices”, acrescentou o departamento. (Com Reuters)
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