A comercialização de soja de Mato Grosso alcançou 44,41% da produção esperada para a safra 2021/22, que está na reta final do plantio, disse nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Os negócios avançaram 4,01 pontos percentuais ante o relatório divulgado no mês anterior.
Com isso, as vendas ficaram abaixo dos 64,38% vistos no mesmo período do ano passado para a nova safra da época, mas acima da média histórica de 42,58%.
Em boletim à parte, o Imea classificou como “expressivo” o avanço no comparativo mensal.
“Vale ressaltar que, diferentemente do ritmo mais acelerado nas vendas no ano passado, neste momento os produtores vêm optando por aproveitar melhores oportunidades de negócio, a preços mais valorizados”, afirmou o instituto.
Para o milho, as vendas atingiram 36,71% da produção esperada para a safra 2021/22, ante 59,5% um ano antes e média histórica de 35%.
No comparativo mensal, houve avanço de 3,92 pontos percentuais, mostraram os dados.
“Foi observado que o otimismo do produtor mato-grossense, em relação ao cenário positivo da semeadura antecipada da soja (que pode favorecer a produção do milho para a próxima safra) impactou no avanço… da comercialização em outubro”, avaliou o instituto em boletim à parte.
(Com Reuters)