A AgroGalaxy, plataforma de varejo de insumos e serviços agrícolas, adotou a estratégia de antecipação de negócios de fertilizantes com clientes e fornecedores no intuito de garantir a oferta em momento de escassez global causada pela guerra na Ucrânia, disse à Reuters o CEO da companhia, Welles Pascoal.
Ele afirmou hoje que a escassez do insumo que tem a Rússia como um dos principais exportadores do mundo é uma realidade, e o fechamento antecipado de contratos também deve ajudar a evitar gargalos relacionados à entrega dos produtos.
“Temos 65% da demanda do ano fechada com o cliente e na outra ponta com o fornecedor… Normalmente, nesta época do ano seria entre 30% a 35%”, disse o executivo durante entrevista para comentar os resultados financeiros de 2021.
“Nossa recomendação ao agricultor é exatamente essa, não deixar para a última hora. Porque se não, podemos ter o problema da escassez e também de logística.”
No segmento de agroquímicos, Pascoal avalia que as limitações são menores em termos de oferta, mas ainda há dificuldades para produtos como o herbicida glifosato.
“Também estamos buscando alternativas em termos de tratos culturais e produtos alternativos”, acrescentou.
No ano passado, a AgroGalaxy registrou recorde de receita líquida, com R$ 6,6 bilhões, aumento de 59% em relação a 2020. Desse total, R$ 4,4 bilhões foram provenientes da área de insumos, cujo crescimento anual foi de 60%. O restante vem do segmento de grãos.
Somente no quarto trimestre de 2021, a receita atingiu R$ 2,5 bilhões, avanço de 65% ante igual período do ano anterior. Os insumos foram responsáveis por 2,13 bilhões, com um salto de 55,3% no mesmo comparativo.
O lucro líquido ajustado alcançou R$ 158,7 milhões no quarto trimestre, aumento de 15,8% em relação ao último trimestre de 2020. Já no acumulado do ano, o resultado foi de 150,6 milhões, alta de 42,2%, de acordo com o balanço financeiro.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em R$ 245,7 milhões no quarto trimestre, avanço de 23,8%, e no total de 2021 atingiu 394,1 milhões, com incremento de 55,3%.
“Com esse resultado, a companhia repassará, pela primeira vez em sua história, os primeiros dividendos aos seus acionistas, totalizando 28,1 milhões de reais, o que representa 0,17 real por ação.”
Para 2022, o CEO disse à Reuters que houve uma piora na relação de troca para o agricultor, entre 15% e 20%, devido ao aumento nos custos de produção para a próxima safra, “o que não quer dizer que ele não vá ter rentabilidade”, uma vez que os preços das commodities também estão em alta.
“Vemos que esse aumento de preço (dos insumos) acaba nos beneficiando, porque temos como trazer mais margens para dentro de casa”, avaliou.
Entretanto, considerando a ampla estratégia da companhia de crescimento por meio de fusões e aquisições, o CFO e diretor de Relações com Investidores da AgroGalaxy, Maurício Puliti, pontuou que a elevação da taxa básica de juros (Selic) é um fator que vai corroer uma parcela do resultado líquido de 2022, devido ao efeito da tarifa sobre as despesas da empresa.
Ainda assim, o CEO disse que a expansão orgânica é parte integrante da estratégia da companhia e o apetite por oportunidades de mercado segue firme neste ano.
Segundo Pascoal, há espaço para expandir em regiões como o Cerrado, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Minas Gerais e sudoeste goiano.