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Início / Forbes Agro / AgroRound: Bayer, Tereos, Koppert e outras notícias do campo

AgroRound: Bayer, Tereos, Koppert e outras notícias do campo

Confira lançamentos, novidades e parcerias que movimentaram o agronegócio na última semana

Redação
07/03/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Uma pesquisa elaborada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), apontou os impactos das geadas e da forte estiagem nas principais regiões produtoras do país, com consequências para a safra que foi colhida em 2021 e para a próxima que será colhida a partir de maio. de 2022.

Para 74,6% dos 1.058 cafeicultores ouvidos em estados como MG, SP, BA, RJ e outros, a falta de chuvas afetou a produção da safra cafeeira de 2021, impactando principalmente o estado de Minas Gerais. As geadas também causaram prejuízos à cafeicultura, principalmente na produção do café arábica em Minas, com 47% dos estabelecimentos atingidos pelo fenômeno climático, que impactará o potencial produtivo das lavouras para a safra de 2022.

LEIA TAMBÉM: Saiba como os produtores gaúchos estão investindo em uvas de mesa, as “uvas de chupar”

Já sobre a comercialização, 75% dos produtores afirmaram não realizar nenhuma modalidade de venda futura. “Isso indica que esses produtores comercializam no momento da colheita, ou fazem a armazenagem na propriedade e/ou cooperativas para a posterior comercialização no mercado físico”, destaca a pesquisa.

Climate Fieldview, da Bayer, alcança  22 milhões de hectares

A Bayer, multinacional alemã de químicos para agricultura, anunciou que a sua plataforma de agricultura digital Climate Fieldview, alcançando 22 milhões de hectares em 2021, um incremento de 72% em relação ao ano anterior. 

Segundo a empresa, a área equivale a cerca de metade dos hectares de soja plantados no Brasil. Na safra 2020/21, segundo a Conab, a área total de soja foi de 38,5 milhões de hectares.  Lançada no país na safra 2017/2018, a plataforma auxilia o agricultor na aplicação de adubos e defensivos, otimiza o uso de recursos naturais e ajuda na tomada de decisões. 

“A transformação digital está modificando a forma do produtor rural de enxergar sua propriedade, ajudando-o a extrair o máximo potencial das soluções que ele já utiliza, como biotecnologias e insumos, permitindo que ele gerencie as operações com mais eficiência”, explica Abdalah Novaes, líder de negócios da Bayer para a América Latina.

John Deere conclui aquisição de fábricas Deere-Hitachi

Divulgação

A John Deere, empresa norte-americana de máquinas agrícolas com presença no Brasil, adquiriu três fábricas da joint venture Deere-Hitachi e iniciou novos contratos de licença e fornecimento com a Hitachi Construction Machinery, companhia de máquinas e equipamentos japonesa. 

As mudanças foram anunciadas em agosto de 2021 e dependiam de aprovações regulatórias nos três países (Brasil, Canadá e EUA)  em que estão localizadas as fábricas da Deere-Hitachi. A partir de agora, as antigas fábricas da joint-venture continuarão a fabricar escavadeiras de construção e equipamentos florestais da marca Deere e descontinuarão a produção da marca Hitachi. 

Tereos recebe certificação Carb para exportação de etanol

A Tereos, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, recebeu  a certificação Carb (California Air Resources Board), programa norte-americano que ajuda na redução das emissões de gases do efeito estufa através do incentivo do uso de biocombustíveis nos EUA. Com uma metodologia própria, o programa calcula a intensidade de carbono do biocombustível comercializado desde sua produção até a chegada na Califórnia.

“Agora, com o Carb, temos a oportunidade de exportar nosso etanol para mais um importante mercado”, diz  Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

A certificação da Tereos também marcou a maior nota no Carb conquistada por uma usina brasileira de etanol.

Koppert e Rabobank anunciam empréstimo atrelado a metas de sustentabilidade

A Koppert, empresa holandesa de insumos biológicos, fechou uma parceria com o Rabobank, especializado no agronegócio, na qual um empréstimo está atrelado a metas de sustentabilidade. 

São R$ 7 milhões para ampliar a fábrica de biológicos, localizada em Charqueada (SP),  mais R$ 40 milhões para capital de giro e outros investimento “O objetivo das duas empresas é estimular uma produção mais sustentável de insumos agrícolas”, diz  Marilia Forchetti Matheus, gerente financeira da Koppert.

Para monitorar as metas de sustentabilidade, as operações da Koppert Brasil passarão por inventários das emissões de GEE (gases de efeito estufa) e por uma auditoria externa feita pela Radicle Brasil para comprovar que os indicadores estão sendo cumpridos.

Grão Direto promove nova rodada de investimento

Paulo Whitaker/ Reuters

 

A Grão Direto, startup e plataforma digital de comercialização de grãos na América Latina, ganhou as empresas Amaggi, ADM, Cargill e Louis Dreyfus Company como novos investidores. Junto de outras empresas como Bayer, Lanx, Grupo Rendimento e Barn — que já eram parceiras —, os quatro novos sócios participarão da terceira rodada de investimento promovida pela plataforma, que agregará cerca de de R$ 40 milhões à startup. Por meio da rodada, a Grão Direto espera acelerar a digitalização das negociações de commodities agrícolas. 

“Assim como as bolsas de valores ao redor do mundo surgiram a partir da colaboração de diversos operadores de mercado, queremos seguir trazendo novos investidores estratégicos, sejam eles compradores, distribuidores, cooperativas, indústria e, obviamente, agricultores”, diz  Alexandre Borges, CEO da Grão Direto.

Em 2021, cerca de 200 mil ofertas de compra e venda foram realizadas pela  plataforma, que já atingiu a casa do milhão de toneladas comercializadas.

Projeto plantará 30 mil mudas em manguezais amazônicos

Iniciado em fevereiro, o projeto Mangues da Amazônia, iniciativa com apoio de entidades como Petrobras, Lama (Laboratório de Ecologia de Manguezal) e da Universidade Federal do Pará, pretende reflorestar 12 hectares de áreas de mangues na zona costeira do Pará.

“Trata-se de um ecossistema muito importante como fonte de renda e serviços ambientais, e esse trabalho coroa a relação entre homem e natureza na região”, afirma a o biólogo Danilo Gardunho, coordenador de reflorestamento do Projeto Mangues da Amazônia. 

Começou em 26 de fevereiro e vai até 27 de março o plantio de 30 mil mudas em três reservas extrativistas marinhas nos municípios de Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua. “Ao contrário da costa do Nordeste, onde ocorrem impactos severos da carcinicultura, nos manguezais amazônicos não há grandes áreas devastadas e a principal questão é a retirada de madeira pelas atividades comunitárias para construir casas, cercas e currais de pesca”, diz o biólogo.

Também será lançado  um guia inédito que ensina a planejar e plantar mudas nos manguezais da região. “No âmbito do projeto, as atividades de reflorestamento dos manguezais têm uma abordagem preventiva, mais do que propriamente a recuperação de áreas que já foram degradadas, repondo o que foi perdido”, diz o  pesquisador Marcus Fernandes, coordenador do Lama. 

Ezze lança seguro para equipamentos agrícolas

A Ezze, seguradora multiprodutos nacional, lançou um seguro específico para equipamentos agrícolas. O novo produto oferece proteção contra incêndio acidental, explosão, colisão e danos elétricos causados a maquinários como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e equipamentos fixos

“A aquisição de equipamentos agrícolas e sua manutenção durante o uso demanda um alto investimento do produtor rural”,   diz Fernando Renó, engenheiro agrônomo e head de agronegócios da Ezze Seguros. O seguro é voltado especialmente para pequenos e médios produtores rurais.

Empresa recebe  a primeira certificação  para produtos upcycled

A divisão de saúde e biociências da IFF (International Flavors & Fragrances), empresa norte-americana de fragrâncias, anunciou que três ingredientes de sua linha de bioativos para cuidados pessoais receberam  certificação do Programa Upcycled Certified, criado pela UFA (Upcycled Food Association), associação responsável pelo único programa de certificação independente para produtos e ingredientes reciclados (upcycled).

“Os consumidores de hoje esperam mais das marcas que usam, no que diz respeito a apoiar as questões sociais e ambientais locais”, afirma Johan Jansén-Sorbacka, diretor de personal care da divisão de da IFF.”

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