A Raízen anunciou hoje o início da construção de uma nova planta de biogás em Piracicaba (SP), a primeira dedicada à produção de biometano, com investimentos de cerca de R$ 300 milhões.
Segundo comunicado, a unidade terá capacidade para produzir 26 milhões de metros cúbicos de biometano por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais.
Toda a produção da nova planta foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo, disse a Raízen.
A planta será instalada anexa ao Parque de Bioenergia Costa Pinto, em Piracicaba (SP), onde a Raízen já opera sua planta de etanol de 2ª geração. A inauguração está prevista para 2023.
O biometano é um gás renovável que serve de substituto de gás natural, diesel ou gás liquefeito de petróleo (GLP), com potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa.
“Este projeto amplia nosso portfólio de soluções em energia limpa e renovável, reforçando o papel de liderança na transição energética do país gerando valor para clientes, consumidores, fornecedores e acionistas”, disse a companhia no comunicado.