A CMNP (Companhia Melhoramentos Norte do Paraná) fechou um acordo para compra da usina sucroalcooleira Vale do Paraná, localizada em Suzanápolis (SP).
Com a aquisição, a CMNP eleva em 2 milhões de toneladas sua capacidade de moagem de cana-de-açúcar, que atualmente é de 5 milhões de toneladas em duas unidades industriais em Jussara (PR) e Nova Londrina (PR).
Leia mais: Forbes vai reunir lideranças do agro em evento exclusivo em São Paulo
O valor da transação não foi divulgado. Este é o segundo grande acordo envolvendo ativos do setor de cana anunciado nesta semana. Anteontem (4), a Jalles Machado informou contrato para a compra da Santa Vitória Açúcar e Álcool, em negócio que incluiu unidade de cogeração de energia por R$ 704,9 milhões.
A operação com os atuais donos da Vale do Paraná, o grupo colombiano Manuelita e o guatemalteco Pantaleon, foi fechada nesta semana, segundo comunicado da companhia.
A CMNP afirmou ainda que o investimento na Vale do Paraná agregará “conhecimento técnico importante”, já que a usina possui 85% de seus canaviais irrigados, o que contribui para mitigação de riscos climáticos e resulta em “consistente aumento de produtividade”.
O negócio está sujeito à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e de outras condições precedentes.
“Consumada a operação, a CMNP assumirá definitivamente a condução da Vale do Paraná e dará continuidade a todos os compromissos estabelecidos, buscando explorar a sinergia entre as empresas, promovendo a integração das três plantas industriais”, diz a nota.