Os vencedores da quarta edição do CNA Jovem estão embarcando hoje (19) para uma missão técnica de 16 dias pelas principais regiões do agronegócio brasileiro. O grupo passará por Bahia, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul e encerram a missão com uma visita à sede da CNA ( Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em Brasília, no dia 5 de julho.
A viagem é o prêmio pela participação de destaque dos jovens durante as etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021, programa de desenvolvimento de lideranças da CNA e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O CNA Jovem foi criado em 2014 e é destinado a quem comprove vínculo com a agropecuária e formação técnica ou superior e que tenha entre 22 e 30 anos. Já participaram cerca de 5 mil jovens de todo o país.
LEIA MAIS: CNA propõe ampliar a R$21,8 bi orçamento para juro subsidiado no novo Plano Safra
Os vencedores são Elienai Silva, da Bahia; Francisco Caio Vasconcelos, do Ceará; Ana Carolina Zimmermann, do Distrito Federal; Laerte Mendonça Neto, de Minas Gerais, e Lucas Dierings, do Paraná. Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo.
“A viagem técnica nacional para os vencedores do CNA Jovem sem dúvida alguma será um marco para eles. A oportunidade de conhecer o potencial empreendedor do agronegócio de todas as regiões do país será muito importante para a carreira dos novos líderes”, diz Fernanda Nonato, coordenadora do Programa CNA Jovem.
A programação da missão técnica inclui visitas a propriedades rurais, agroindústrias e sindicatos rurais inovadores, trocas de experiências com os proprietários das fazendas, além de idas a empresas que se destacam pelo modelo de negócio e reuniões nas federações de agricultura e pecuária dos estados.
Saiba o que os jovens conhecerão em cada etapa:
Bahia – A missão terá início no oeste da Bahia, área que integra a região do Matopiba. Na programação, visita técnica ao Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e às fazendas Santa Helena e Escola DNR, ambas em Barreiras.
Em Luís Eduardo Magalhães, o grupo visitará o Sindicato dos Produtores Rurais, a sede do Senar no município, o Centro de Treinamento da ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e a fazenda Captar Agro, considerada a maior da região, com cerca de 40 mil bovinos confinados, uma área com produção de ração e irrigação tecnológica.
Minas Gerais – O grupo conhecerá a sede do Sistema Faemg/Senar-MG em Belo Horizonte. Em seguida, segue para São Roque de Minas para visitar queijarias na região da Serra da Canastra. Em Varginha, visitam fazendas produtoras de café, a Fundação Procafé e farão uma visita guiada ao Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar, que está em construção.
Pará – A comitiva visitará a sede do Sistema Faepa-PA/Senar-PA e produtores de chocolate rústico, em Belém. No município de Capitão Poço, conhecerão uma agroindústria de polpas de açaí e a maior empresa de cítricos da região norte, a Citropar Agropecuária.
Mato Grosso do Sul – Na região Centro-Oeste, serão recepcionados pela diretoria do Sistema Famasul/Senar-MS. De lá seguem para conhecer a fazenda Sapé, em Maracaju, reconhecida pela pecuária sustentável. A programação inclui ainda um tour pelo Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande.
Rio Grande do Sul – No estado, o grupo visita a Farsul, em Porto Alegre. A comitiva também fará visitas guiadas por vinícolas na região de Flores da Cunha e Bento Gonçalves, tradicionalmente de produção de uvas e vinhos premiados.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022