A Koppert, empresa holandesa de insumos biológicos, anunciou na quarta-feira (28) que está ampliando sua atuação no Brasil e investirá R$ 700 milhões nos próximos três anos. O montante será utilizado para a capacidade produtiva, que teve início com a inauguração da fábrica de formulações de microbiológicos, em Charqueada (SP), no mesmo dia do anúncio..
“A nova unidade de formulação está localizada em uma área de mais de 8.000 m² e vai produzir toda a linha de microbiológicos que conta com produtos à base de vírus, fungos e bactérias em formulações líquidas ou sólidas”, explica Danilo Pedrazzoli, diretor industrial da Koppert Brasil. Segundo ele, a empresa projeta um investimento fabril em três novas unidades produtivas.
Leia mais: Crise dos fertilizantes na UE está se tornando uma crise alimentar
Em 2022, a expectativa da companhia é alcançar a marca de R$ 800 milhões em faturamento, o que representa um crescimento de pouco mais de 100% sobre o ano passado. “Acreditamos que com as ampliações elevaremos nossa participação de mercado para a casa dos 25%”,diz Gustavo Herrmann, diretor comercial da empresa no Brasil.
Pretaterra faz parceria com a Cargill
A Pretaterra, consultoria agroflorestal de Timburi (SP), anunciou que a Cargill, multinacional do segmento de alimentação, grãos, suplementação e nutrição animal, como parceira no seu projeto “Agrofloresta na Mata Atlântica”, que promove a restauração do bioma no município de sua sede por meio da implantação de sistemas agroflorestais e da recuperação de paisagens degradadas.
Nessa iniciativa junto à Pretaterra, cabe à Cargill apoiar o planejamento, as operações de plantio e orientar sobre o correto manejo sustentável, fornecendo subsídios na compra de insumos, no fornecimento de mudas, no plantio e no posterior monitoramento dos serviços”, explica Renata Nogueira, líder de sustentabilidade das cadeias de suprimentos agrícolas da Cargill na América do Sul.
A expectativa do projeto, criado em dezembro de 2020, é de, até março de 2023, implementar 300 hectares de agrofloresta em mais de 20 propriedades rurais em Timburi, além de promover a restauração de paisagens e nascentes, e de melhorar a conectividade da paisagem – ou seja, facilitar a movimentação da vida selvagem, ao incluir mais árvores no espaço.
Castrolanda sedia 2ª edição do Rally da Cevada
A cooperativa paranaense Castrolanda está sediando entre ontem (29) e hoje (30) a segunda edição do Rally da Cevada. O evento promove uma competição de regularidade com conhecimento técnico sobre a cultura na região e tem o objetivo de promover o cultivo da cevada cervejeira junto aos cooperados e demais agricultores da região dos Campos Gerais, região composta por 12 municípios paranaenses.
“É um momento de alinhamento, relacionamento com as demais cooperativas, troca de informações técnicas, transmissão de conhecimento para a área de técnicos e produtores”, explica Rudinei Bogorni, coordenador de assistência agrícola da cooperativa. “Tudo isso serve para que eles se organizem pensando na próxima safra e entendendo os detalhes do cultivo de cevada na região.”
A iniciativa parte das seis cooperativas envolvidas no projeto da Maltaria Campos Gerais, fábrica que deverá produzir 240 mil toneladas de malte anualmente a partir do ano que vem: Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia.
Ajinomoto oferece capacitação agrícola pelo YouTube
A Ajinomoto Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, criou um programa de capacitação gratuito para produtores rurais. O projeto compreende cinco pilares para fornecer o suporte necessário aos produtores: bate-papo com especialistas, videoaulas, treinamentos virtuais e presenciais, materiais técnicos e eventos com pesquisadores/consultores.
“Como muitos produtores têm acesso restrito à informação, elaboramos o projeto para aprimorar o conhecimento por meio de materiais didáticos em plataformas digitais, permitindo acessibilidade ao conteúdo”, explica Rafael Hirano, especialista sênior da área técnica da empresa.
O conteúdo é viabilizado no site e canal do Youtube da empresa. São 10 vídeos de até seis minutos com especialistas discutindo novas tecnologias no cultivo das culturas do café, soja, banana, uva e manga.
SRP, Cocriagro e FarmGO oferecem estação meteorológica
Produtores filiados à SRP (Sociedade Rural do Paraná) e membro do Cocriagro, hub de inovação em Londrina (PR), ganharam na terça-feira (27) o acesso a dados meteorológicos de uma estação que está sendo instalada no parque SRP Valley.
A estação agro meteorológica oferece informações como histórico climático local e a previsão para as próximas horas, indicando uma janela de melhor momento de plantio ou tratos culturais, por exemplo. A estação é disponibilizada em uma parceria com a empresa FarmGO, agtech de Maringá (PR).
“Os dados são abertos e podem ser baixados em um app no celular por qualquer interessado”, explica George Hiraiwa, head de relações institucionais do Cocriagro.
Basf anuncia parceria com NaanDanJain
A Basf, empresa química alemã, anunciou uma parceria com a israelense NaanDanJain, uma das principais empresas de irrigação do mundo. As duas empresas irão colaborar na instalação de tecnologias em sistemas de cultivo na região do Cerrado.
As duas empresas oferecerão ferramentas digitais, proteção de cultivo, sementes e irrigação. A ideia é que as soluções ajudem os produtores do bioma a terem um melhor uso de recursos hídricos, de nutrientes e insumos.
Segundo Antonio Alfredo Teixeira Mendes, diretor geral da NaanDanJain Brasil, o projeto vai viabilizar o “retorno econômico-financeiro do investimento realizado em agricultura irrigada sustentável” e deve transformar “agricultores em empreendedores de sucesso”.
Pamplona exporta primeiro lote de carne suína ao Canadá
A Pamplona Alimentos, empresa de Rio do Sul (SC), anunciou na segunda-feira (26) que realizou o envio do seu seu primeiro contêiner de carne suína para o Canadá. O embarque de 5,5 toneladas de carne suína in natura, saiu de Presidente Getúlio (SC), com destino ao porto de Vancouver.
“A exportação do nosso primeiro lote de carne suína para o Canadá consolida a estratégia que temos de expandir a presença e a exposição da nossa marca no mercado internacional”, afirma Irani Pamplona Peters, diretora presidente da companhia.
A iniciativa foi possível após suas unidades de Presidente Getúlio e Rio do Sul terem atendido a todas as especificações técnicas necessárias, que foram previstas no acordo estabelecido entre Brasil e Canadá este ano.
Minerva faz primeiro embarque de farinha de carne e osso ao Sri Lanka
A Minerva Ingredients, unidade de negócio da Minerva Foods que produz e comercializa ingredientes derivados de bovinos, anunciou na quarta-feira (28) a realização do seu primeiro embarque de farinha de carne e osso para o Sri Lanka.
A farinha de carne e osso é utilizada na fabricação de ração de animais de produção como aves, camarões, peixes e suíno; e para a ração de animais pet, como cães, gatos, peixes e aves ornamentais de estimação.
De acordo com Heron Antonio de Carli, gerente executivo da unidade de negócio, “a realização do envio desses produtos é de extrema importância para a empresa”. A Minerva acredita que este primeiro envio pode abrir portas para outros clientes na Ásia e África, que são grandes mercados consumidores de farinhas de origem bovina para nutrição animal.
Série online apresenta soluções para pecuaristas
Entre os dias quatro e seis de outubro, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, especialista em pastagens pela Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz), vai apresentar a websérie “Fazendas de Sucesso”. A série foi desenvolvida para auxiliar o produtor a encontrar soluções em diversas situações complexas da fazenda.
“Se o pecuarista continuar fazendo as mesmas coisas, ele vai continuar obtendo sempre os mesmos resultados e, por vezes, cada vez menores”, afirma Pires. O engenheiro deve abordar temas como planejamento empresarial, busca por mão de obra qualificada e como conseguir ter capim para o gado durante todo o ano.
As inscrições para assistir a série são gratuitas e realizadas pelo site da “Fazendas de Sucesso”.