A Maersk, empresa dinamarquesa que atua no setor de logística e transporte, anunciou hoje (5) que adquiriu seis navios movidos a metanol verde construídos pela Hyundai Heavy Industries. Os veículos têm juntos a capacidade de transportar aproximadamente 17.000 contêineres.
“Nossos clientes estão nos procurando para descarbonizar suas cadeias de suprimentos, e essas seis embarcações capazes de operar com metanol verde acelerarão ainda mais os esforços para oferecer aos nossos clientes transporte neutro”, explica Henriette Hallberg Thygesen, CEO da divisão de frota e marcas estratégicas da Maersk. “Uma ação global é necessária nesta década para cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a um aumento de temperatura de 1,5°C.”
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Os navios devem ser entregues até 2025 e fazem parte da meta da empresa de zerar suas emissões de carbono até 2040. Os veículos transitarão pelos mares sob a bandeira da Dinamarca e juntos devem reduzir 800.000 toneladas de emissões de CO2 (dióxido de carbono) anualmente.
“O metanol verde é a melhor solução de combustível verde escalável para esta década, e estamos empolgados em ver vários outros armadores escolhendo esse caminho”, diz Palle Laursen, diretor de Frota e técnico da Maersk. “Isso adiciona mais impulso ao rápido dimensionamento da disponibilidade necessária para ter acesso ao metanol verde e acelerar a evolução do transporte neutro em termos climáticos.”
O metanol é um biocombustível produzido a partir de fontes como madeira, processamento de cana-de-açúcar ou por gases de origem fóssil. Segundo a Maersk, comparado com os recursos de combustível convencional, o CAPEX (gasto de capital adicional) para a capacidade de combustível duplo de metanol está na faixa de 8 a 12%.