Os contratos futuros do café operavam em baixa na bolsa ICE nesta quinta-feira (3), com os grãos arábica negociados em Nova York em queda de mais de 5%, enquanto os de robusta registraram uma mínima de 15 meses após o início da colheita no principal produtor dessa variedade, o Vietnã.
O contrato janeiro do robusta caía 2,5%, para US $1.835 a tonelada, por volta das 12h25 (horário de Brasília), após bater mínima de US $1.814.
Os comerciantes disseram que a colheita no Vietnã estava em andamento. “A colheita começou em algumas áreas, mas não muito. Os compradores ainda terão que esperar pelo menos mais três semanas pela oferta abundante de grãos”, disse um trader vietnamita.
Leia também: Agricultoras mineiras apostam em gestão para serem sustentáveis
O café arábica março chegou a recuar 6% e operava em queda de 5% mais tarde, para US $1,68 por libra-peso.
Uma perspectiva de melhoria para a safra do Brasil no próximo ano ajudou a colocar o mercado na defensiva, enquanto espera-se um aumento nos estoques de arábica da ICE logo após a recente mínima de 23 anos.
O açúcar bruto recuava 0,6%, a 18,35 centavos de dólar por libra-peso. Os negociantes disseram que uma perspectiva econômica global de baixa está pesando sobre os preços do adoçante, com o Federal Reserve e o Banco da Inglaterra aumentando as taxas de juros nesta semana.