Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Nestlé apresenta seu primeiro café como produto social global

Nestlé apresenta seu primeiro café como produto social global

Projeto da marca liga o campo à xícara, com lucro revertido ao empreendedorismo e práticas sustentáveis de manejo

Redação
17/11/2022 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Artplus_Guettyimages
Artplus_Guettyimages

Nestlé faz projeto para mostrar o café como produto social

A Nescafé, marca que pertence à multinacional de alimentos Nestlé, lançou hoje (17), em Belo Horizonte(MG), o primeiro produto social de cafés no mundo desenvolvido com o objetivo de fomentar o projeto Fazedores de Café, que desde 2019 capacita e qualifica, gratuitamente, jovens para a profissão de barista, além de incentivar o cultivo do grão.

O produto foi apresentado na SIC (Semana Internacional do Café), que começou dia 16 e termina amanhã (18). A SIC é uma das maiores feiras do mundo e um grande encontro de profissionais que têm o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

LEIA MAIS: Nestlé tem maior crescimento de receita em 14 anos com alta de preços

“Temos uma convicção muito grande de que nós, como empresa, podemos transformar a sociedade e a vida das pessoas e isso está em nosso DNA desde 1921”, disse Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, durante a cerimônia de lançamento na SIC. “Trabalhamos, melhorando o nosso modelo de negócio e compartilhando valores.”

Os grãos do café social foram colhidos por jovens agricultores no terroir da Chapada Diamantina, na Bahia, de onde saem os cafés classificados como especiais por serem cultivados em condições únicas de clima, relevo e cultura. A embalagem traz o selo de produto especial, que informa sobre a renda revertida à iniciativa social que investe em jovens talentos.

Divulgação
Divulgação

Produto que está indo para o mercado, embalado para consumo

A edição terá 100% do lucro de sua venda direcionado para o período de 2023 do projeto Fazedores de Café. “Esse lançamento simboliza uma jornada muito importante que temos feito com o Fazedores de Café como um instrumento de transformação na cadeia fornecedora”, diz Rachel Muller, BEO de Cafés, Bebidas e Cereais da Nestlé Brasi. “Queremos transformar a forma como inspiramos esses jovens a repensarem o cultivo do café no Brasil, especialmente quando falamos do café especial.” Os cafés estarão no mercado em novembro.

O Fazedores de Café nasceu em 2019 de uma parceria entre Nescafé e a cafeteria paulistana Sofá Café, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva, atuando para que os jovens estejam mais preparados para implementar ações sustentáveis no campo, por exemplo em técnicas de agricultura regenerativa. São aulas imersivas que vão do plantio ao barismo, passando por técnicas de cultivo, evolução do pós-colheita, bem como torrefação e análise multissensorial, ministradas por experts do setor. São 130 jovens formados em quatro turmas do projeto.

“A edição ainda conta com uma embalagem que valoriza a nossa história com os jovens que estiveram conosco nas edições do Fazedores de Café, além do local de origem dos grãos: a Chapada Diamantina. Juntos, desenvolvemos um novo produto, com uma xícara pensada especialmente para esse café e uma embalagem repleta de significado”, diz Rachel.

O programa que conecta os jovens do campo ao conhecimento de todo o ciclo de café faz parte do programa de sustentabilidade da empresa Criado em 2011, Cultivado com Respeito (no Brasil é chamado de Nescafé Plan) é o maior programa no mundo de sustentabilidade na cafeicultura, com rastreabilidade desde a origem. A linha Nescafé Origens do Brasil, no qual está o produto social, onde produção e fornecedores do grão são todos do país, foi criada em 2018. Envolve produtores de café das regiões Serras do Alto (Parnaíba), São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais) e da Chapada Diamantina (Bahia).

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Porto

    Porto Vê Lucro Líquido Crescer 28% no 1º Trimestre e Efeito Macro Mais Benigno do Que o Mercado Esperava

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: as Perspectivas para a Inflação de Abril

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.