A MSD Saúde Animal, empresa de ciências biológicas de origem norte-americana, anunciou nesta semana dois investimentos no mercado de animais de produção. A companhia concluiu a compra da Vence, startup fundada em 2016 que desenvolveu uma tecnologia para a gestão do gado por meio de cercas virtuais. Além disso, também assumiu parte da distribuição da Lee O, empresa que oferece uma solução de rastreabilidade digital de suínos.
“As novas aquisições acompanham o nosso posicionamento de crescer e se desenvolver com o mercado”, afirma Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. “As duas empresas agregam ainda mais nos processos de identificação, rastreabilidade e monitoramento, com impacto direto em bem-estar, sanidade, produtividade e rentabilidade.”
Leia mais: Cubo Agro Itaú quer dobrar o número de startups em 2023
Segundo nota da empresa, a tecnologia de cercas virtuais da Vence “pode reduzir a necessidade de cercas físicas para subdividir pastagens, permitindo que produtores e pecuaristas gerenciem com mais precisão seus rebanhos”. Já a solução para suínos da LeeO deve ajudar produtores a aumentar a rastreabilidade desde o nascimento do animal até a comercialização da proteína.
RúmiCash apoiará 8 mil produtores de leite em 2023
A RúmiCash, fintech de Belo Horizonte (MG) que oferece linhas de crédito e antecipações de pagamentos a produtores de leite, prevê a negociação de crédito de até R$ 200 milhões em 2023. No mercado há pouco mais de um ano, atualmente sua base de atuação é de 3 mil produtores e a empresa prevê o crescimento para cerca de 8 mil no próximo ano.
“Percebemos que há muita dificuldade de acesso a crédito pelos modelos tradicionais”, explica Gabriela Borlido, CEO da RumiCash. “Estamos assumindo essa função, de forma prática, sem grandes dificuldades, através do próprio WhatsApp. Com este tipo de crédito o produtor consegue planejar, atender o fluxo financeiro com parcelas fixas todo o mês, melhorando seu capital de giro e mantendo seu foco no core business”, conclui Gabriela.
A RumiCash já tem como laticínios parceiros empresas como Catupiry, Vigor, Scala, Verde Campo, PJ, Quatá, Laclelo e Cruzília e Agnus.
Fornecedores da Raízen terão apoio para aderir ao PRA
Os fornecedores paulistas de cana-de-açúcar da Raízen, produtora de de açúcar e etanol, poderão receber gratuitamente o apoio da ONG Fundação SOS Mata Atlântica para aderirem ao PRA (Programa de Regularização Ambiental), criado com o intuito de recompor áreas de Preservação Permanente (APPs) e de reserva legal.
O suporte para essa exigência legal que tem prazo até 31 de dezembro contará com auxílio técnico, mudas, mão-de-obra para plantio e monitoramento das áreas em recuperação por um período de oito anos.
“Estas áreas acabam contribuindo com uma série de benefícios ecossistêmicos, protegendo a água, neutralizando carbono e formando corredores e refúgios importantes para fauna, pois garantimos a entrega de uma floresta jovem e funcional”, explica Rafael Bitante Fernandes, gerente de restauração florestal da SOS Mata Atlântica.
O primeiro plantio feito por meio dessa parceria ocorreu no início de novembro, em uma área de 12 hectares de uma fazenda arrendada pela Raízen em Piracicaba (SP). O proprietário, Pedro Vicente Ometto Maurano, aprovou a parceria: “o custo-benefício é excelente. Estou cumprindo uma obrigação sem ter que fazer um desembolso”
CEBDS lança plataforma para soluções empresariais voltadas à natureza
Ontem (15), o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) lançou sua “Plataforma de Ação pela Natureza”, que terá dois eixos de atuação, cada qual com um projeto piloto: “impacto positivo” e “soluções climáticas naturais”.
“Com a Plataforma, o CEBDS vai apoiar as empresas que querem estar na vanguarda da gestão consciente da biodiversidade, utilizando metas científicas e ferramentas de reporte. Queremos oferecer aos associados a possibilidade de alinhamento setorial e territorial de prioridades”, afirma Ricardo Mastroti, diretor executivo do CEBDS. “As empresas brasileiras entendem a urgência e importância de agir imediatamente e de forma coordenada.”
Entre as empresas que já confirmaram participação na Plataforma estão: Natura, Petrobras, Vale, Bracell, Suzano, Eletrobras e Renner.
Belcher Farmacêutica assina convênio para produção de medicamento à base de canabidiol no Brasil
A Belcher Farmacêutica, empresa de Maringá (PR), fechou uma parceria com a PUCMED (Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal) para iniciar a produção de fármacos à base de canabidiol no Brasil. O convênio foi assinado durante a Expocannabis 2022, no Uruguai, e terá validade a partir de 2023.
“Este consórcio será pautado no desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de aumentar a acessibilidade de medicamentos com canabidiol para a população brasileira”, explica Alfonso Cardozo, CEO da PUCMED. “Visamos garantir um produto com valores mais acessíveis, já que todo o processo, desde o cultivo até a formulação das receitas, será realizado pelo consórcio no Brasil.”
Os produtos serão introduzidos no mercado pela startup Anna Medicina Endocannabinoide, que acaba de lançar um marketplace para a aquisição de produtos com canabidiol no Brasil.
Minerva Foods inicia novo ciclo de treinamentos de bem-estar animal
A Minerva Foods, uma das principais exportadoras de carne bovina na América do Sul, anunciou nesta semana que está iniciando um novo ciclo de treinamentos de bem-estar animal para pecuaristas de diferentes regiões do Brasil. Criado em 2021, em parceria com a mineira BEA Consultoria, o ciclo de treinamentos tem como objetivo instruir os participantes a respeito da importância de estarem alinhados aos cinco domínios do bem-estar animal, apresentando os impactos positivos que as boas práticas proporcionam aos bovinos e, consequentemente, ao produto final.
Os treinamentos são focados em temas como comportamento, manejo racional, manejo pré-abate, boas práticas de vacinação, uso de bandeira como instrumento de trabalho, além de outras atividades e processos de rotina.
“Se o pecuarista não está atento às melhores práticas, tendências e técnicas, ele está perdendo oportunidades de negócio”, afirma Fabiano Tito Rosa, diretor de originação e eficiência da Minerva.
Aperam BioEnergia lança óleo combustível 100% renovável
A Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal sediada em Capelinha (MG), divulgou que desenvolveu um combustível renovável a partir de co-produtos gerados na produção do carvão vegetal em suas unidades no Vale do Jequitinhonha (MG).
Trata-se de um óleo de origem vegetal, 100% renovável, resultante da condensação de vapores produzidos durante a transformação da madeira de suas florestas plantadas de eucalipto em carvão vegetal. O bio-óleo tem grande potencial para substituir o uso de combustíveis fósseis em processos industriais e começou a ser desenvolvido na empresa em 2017
“A produção de carvão gera um resíduo que é o alcatrão. Por uma série de pequenas inovações que implantamos nos nossos processos ao longo dos anos, a Aperam BioEnergia conseguiu viabilizar sua transformação em um produto biogênico de grande potencial, com geração zero de CO2 no processo produtivo”, diz Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America.
Hedgepoint Global Markets inaugura escritório em Montevideu
A Hedgepoint Global Markets, empresa brasileira especializada em gestão de riscos e inteligência de mercado para a cadeia de valor global de commodities, inaugurou ontem (15) seu escritório em Montevideu, no Uruguai.
Com o novo endereço, a companhia busca operar como um hub que conecta a América Latina aos outros mercados globais. O movimento também reforça a expansão internacional da Hedgepoint , que tem escritórios no Brasil (São Paulo, Campinas-SP e Passo Fundo-RS), EUA e Suíça. A companhia prepara, ainda, a abertura de novos escritórios no próximo ano em Cingapura e Dubai.
“O escritório do Uruguai será um centro de gestão de riscos em commodities agrícolas e energéticas para toda a América Latina”, afirma Carlos Costa, head global de sales da empresa. A companhia trabalha com mais de 60 commodities e mais de 450 produtos de hedge em sua plataforma e desenvolve uma estratégia de proteção de gestão de riscos customizada à necessidade do cliente.
Agroligadas ajudarão Syngenta na divulgação de produto
O grupo Agroligadas, formado por mais de mil mulheres em todo o Brasil, foi escolhido para colaborar com a divulgação de uma nova dimensão de fungicidas lançada pela Syngenta, empresa suíça especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio, em julho deste ano.
Segundo nota divulgada pela assessoria da empresa, “iniciativa representa o pontapé inicial de uma agenda anual junto ao grupo, oferecendo conhecimentos técnicos para as profissionais do agronegócio, independentemente da área em que atuam, trazendo-as para perto e mostrando como fazemos a proteção de produtividade”.
Boa Safra distribui 6 mil brinquedos em evento beneficente
A Boa Safra, uma das principais produtoras de sementes de soja no Brasil, distribuiu 6 mil brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social através de sua campanha “Natal Solidário 2022”. Pela primeira vez, a iniciativa foi realizada em outras cidades do país, além de Formosa (GO), onde está sediada a empresa. As cidades de Cabeceiras, também em Goiás, Buritis (MG), Jaborandi (BH), Sorriso (MT) e Balsas (MA), onde a sementeira tem instalações, também foram contempladas.
Ao todo, seis mil crianças foram impactadas positivamente. Em Formosa, elas puderam usufruir de brincadeiras lúdicas, atividades e encontro com o Papai Noel. “Muitos dos conceitos e preceitos da época natalina estão ligados à solidariedade. Por isso, ajudar o próximo e incentivar o altruísmo na garotada tem tudo a ver com a formação de cidadãos mais conscientes”, diz Marino Colpo, CEO da Boa Safra.
Mapa lança livro sobre produção de lúpulo no Brasil
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou nesta semana o livro “Lúpulo no Brasil, Perspectivas e Realidades”. A publicação é resultado de estudo viabilidade técnica e econômica da produção do lúpulo no Brasil, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo em parceria com o IICA (instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), com apoio da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo. A produção de lúpulo no Brasil, ainda é incipiente, porém já demonstra grande potencial.
“O estudo revelou que por ser uma cultura que em pequena área da propriedade consegue ter alto valor agregado, o lúpulo é uma boa oportunidade para a agricultura familiar diversificar a produção”, disse Gabriel Assmann, coordenador geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e supervisor do estudo.
“Além disso, por os equipamentos para beneficiamento da flor serem de um valor alto, identificamos e sugerimos que, de forma cooperada, os agricultores familiares se unam para a compra desses equipamentos e criem suas próprias cooperativas com o fim de beneficiar e de vender de forma coletiva.”
Frigol tem 100% de conformidade em conduta de pecuária sustentável
A Frigol, frigorífico com unidades em São Felix do Xingu e Água Azul do Norte, ambas no Pará, atingiu 100% de conformidade com os critérios determinados pelo “Termo de Ajustamento de Conduta da Pecuária Sustentável”, criado e auditado pelo MPF (Ministério Público Federal). A resolução comprova que todo o gado adquirido vem de fornecedores rurais que não produzem em áreas de desmatamento, em terras indígenas ou em unidades de conservação, e que estão fora da lista de organizações envolvidas com trabalho escravo.
“Consideramos esse resultado como um importante avanço não apenas para nós, mas também para o setor e a sociedade, que precisam estar cada vez mais alinhados aos temas que envolvem a sustentabilidade”, afirma Carlos Corrêa, diretor administrativo e de sustentabilidade da Frigol.
A Frigol rastreia 100% dos animais originados e leva até o consumidor final a rastreabilidade através de QR Codes, que estão impressos em 100% dos produtos in-natura no mercado interno e externo.
Nutrien realiza reformas em 26 escolas do Brasil e Argentina
A Nutrien, plataforma e distribuidora de insumos agrícolas, anunciou que o seu projeto “Escola Transforma”, criado em 2021, atingiu o número de 26 escolas brasileiras e argentinas impactadas, beneficiando 9.100 alunos.
O projeto ajuda escolas municipais a suprir necessidades de acesso à tecnologia, melhoria das instalações e formação de educadores e voluntários.
“Pretendemos criar parcerias sustentáveis de apoio à educação em escolas públicas municipais nos locais que estamos presentes e possibilitar a interação dos nossos colaboradores no processo de relacionamento com a comunidade por meio do voluntariado”, explica Rita Moreno, gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien “Por meio do nosso projeto também capacitamos mais de 750 professores, com 31.600 horas de treinamento.”
Sancionada lei que incentiva a agricultura de precisão
O governo federal sancionou nesta semana a lei que cria a “Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão”. Elaborada com o objetivo de aumentar a eficiência na aplicação de recursos e insumos de produção, a política foi desenvolvida com apoio técnico da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e definiu a agricultura e pecuária de precisão como aquelas que utilizam “um conjunto de ferramentas e tecnologias aplicadas em um sistema de gerenciamento agropecuário baseado na variabilidade espacial ou individual e temporal”.
“Essa lei é resultado de um movimento da comunidade não apenas acadêmica, mas das empresas privadas do setor produtivo, das indústrias e dos serviços que atuam no Agro do País”, explica Ricardo Inamasu, pesquisador da Embrapa Instrumentação. “para além de mencionar a nossa atuação em temas que ainda não são tendências, a lei indica que estamos no caminho certo e em sintonia com a sociedade.”
GTPS integrará a Mesa Global da Carne Sustentável
A diretora executiva da GTPS (Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável), Luiza Bruscato, foi eleita member-at-large da GRSB (Global Roundtable for Susteinable Beef), grupo presente em 24 países que discute formas de tornar a indústria da pecuária mais sustentável. A votação ocorreu na última quarta-feira (14) e a representante brasileira foi escolhida pela maioria dos componentes do comitê administrativo da instituição. Em tradução livre, member-at-large é um integrante generalista, que faz parte da Comissão Executiva, a mais alta hierarquia do grupo global.
“Ter um representante local na Mesa Global foi uma demanda levantada por diversos membros da América Latina. Muitas das metas e estratégias do GRSB não estavam sendo pensadas considerando o nosso cenário e meu principal foco será justamente o de trazer posicionamentos regionais para o global”, comentou Luiza.
Ela assume o cargo no início de 2023 com mandato de dois anos. Como principal atribuição da nova função está a de endereçar assuntos da região e representar os demais membros nas reuniões internas.
Arara Seed estreia em investimento coletivo em startups de agro
A Arara Seed, primeira plataforma de investimento coletivo em startups do setor de agronegócio, anunciou ontem (15) que a foodtech Veroo Cafés atingiu a captação de R$ 805 mil. O valor é uma extensão de uma rodada anterior (pré-seed) realizada em dezembro de 2020 que resultou na captação de R$ 1,26 milhão para a startup que comercializa o café de pequenos produtores de todo o território nacional.
“O grande diferencial da empresa e que chama a atenção de investidores é que além de estar inserida em um setor com um alto potencial e recorrência, também é capaz de gerar impactos na cadeia de consumo, já que adquire os seus produtos de pequenos produtores, pagando pelo menos 25% a mais do que o mercado de commodities”, diz Henrique Galvani, COO da Arara Seed.
A partir do encerramento dessa rodada, a foodtech pretende investir a maior parte do valor captado no fortalecimento da marca por meio de ações de marketing e vendas, além da construção de um aplicativo próprio.