A produção da União Europeia das principais safras de cereais deve aumentar no próximo ano, após uma colheita de 2022 marcada por secas e ondas de calor, disse a consultoria Strategie Grains nesta quinta-feira.
Nas projeções iniciais para a safra de 2023, a Strategie Grains previu a produção de trigo soft em 128,7 milhões de toneladas, um aumento de 2,5% em relação aos 125,5 milhões deste ano.
Para o milho, antecipou que a produção se recuperaria para 63,7 milhões de toneladas, um aumento de 26% em relação aos 50,5 milhões para 2022, uma mínima de 15 anos.
A produção de cevada subirá 2%, para 52,5 milhões de toneladas, de 51,3 milhões neste ano.
“O crescimento anual da produção que prevemos para 2023 é baseado em melhores condições climáticas do que as de 2022, que reduziram os níveis de colheita e foram catastróficas para o milho”, disse a Strategie Grains em um relatório mensal sobre cereais.
“No entanto, nossas previsões de produção pecam por cautela devido aos custos de produção mais altos, principalmente para fertilizantes, o que pode forçar alguns agricultores a revisar o gerenciamento de suas safras”.
As safras de cereais na Europa estavam em boas condições, disse a empresa francesa, embora tenha notado que o retorno tardio das chuvas no sudeste da Europa prejudicou o plantio.
Os mercados de grãos também estão monitorando um período de frio na Europa em busca de danos locais em áreas onde as lavouras podem enfrentar temperaturas negativas de dois dígitos, em graus Celsius, sem cobertura de neve.