A marca italiana de café, illycaffè, com sede em Trieste e que no Brasil compra parte de seus grãos para as várias formulações da bebida, fechou uma parceria com o famosíssimo chef de cozinha Massimo Bottura, detentor de três Estrelas Michelin e um dos mais influentes cozinheiros do mundo, para ser o embaixador internacional do projeto illy Chef Ambassador. O projeto é dedicado a mostrar blends exclusivos para o mundo da alta gastronomia. O acordo foi fechado em janeiro e o novo blend acaba de ser anunciado.
O blend de Bottura se baseou nos nove ingredientes que compõem o blend illy, combinado a diferentes quantidades e proporções de acordo com seu próprio estilo, preferências sensoriais e, é claro, o fator mais importante de todos, o sabor. A receita de Bottura será oferecida como uma experiência única ao final de um cardápio de degustação aos clientes da Osteria Francescana, da Casa Maria Luigia, do bistrô Franceschetta58, em Modena, e no histórico restaurante Cavallino, em Maranello.
LEIA MAIS: illycaffè prevê crescer 40% no Brasil em 2023 embalada por vendas em supermercados
“Cozinhar tem a ver com qualidade – e isso é tanto sobre ideias quanto sobre ingredientes. Cada menu da Famiglia Francescana se concentra como as ideias tomam forma, inspiradas pela cultura e motivadas agora mais do que nunca por escolhas sociais”, diz Massimo Bottura. “A filosofia da illy é baseada em valores que compartilhamos e acreditamos firmemente, combinando criatividade e qualidade com uma abordagem sustentável dos alimentos.”
Em 2021, a Illy faturou 500 milhões de euros. Todos os dias, a marca serve 8 milhões de xícaras de café em cerca de 140 países. A ideia da marca de criar um blend próprio segue o passo de outras estrelas da gastronomia internacional, como Niko Romito, Viki Geunes, Antonia Klugmann, Ciccio Sultano, Rupert Blease, Felipe Rodrigues. “Temos o prazer de iniciar o novo ano com esta prestigiosa parceria com um grande nome italiano como Massimo Bottura”. Ele é um dos mestres do sabor mais inovadores e bem-sucedidos do mundo”, afirma Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Esta é uma grande oportunidade para promover nossa cultura do café no mundo da alta gastronomia, perpetuando um ciclo virtuoso de qualidade sustentável”.
O projeto illy Chef Ambassador passou recentemente por uma mudança de direção, com o envolvimento de profissionais da alta gastronomia com pegada de valores de sustentabilidade e qualidade de produtos. Daí os convites aos “chefs sustentáveis”, reconhecidos pelo Guia Michelin e premiados com a Green Star (Estrela Verde), e os illy Masters of Excellence, ou seja, os grandes chefs com Estrela Michelin.
No Brasil, a marca lançou em 1991, o “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso”, pagando aos produtores aos produtores de café um preço premium pela qualidade selecionada pela própria illycaffè. Além disso, desde 2016, com o “Ernesto Illy International Coffee Award”, a empresa celebra os cafeicultores de todo o mundo, destacando os melhores cafés sustentáveis.
No ano passado, o produtor mineiro Claudio Esteves Gutierrez, da Chapada de Minas, dono da fazenda Tahiti, ficou em primeiro lugar no 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. O prêmio destacou o café de Gutierrez como suave, um atributo especial para um espresso, com notas marcantes de açúcar mascavo e chocolate. Para a escolha, nove especialistas independentes examinaram os melhores lotes da safra 2021-2022, por meio de degustação às cegas de nove cafés dos nove países finalistas: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.