A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) considerou como convencional a soja desenvolvida pela Embrapa para a tolerância à seca, a partir da técnica de edição gênica CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats, ou seja, Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas).
“Ao considerar essa soja como não transgênica, os processos de pesquisa são menos burocráticos e, portanto, conseguimos reduzir o prazo e os custos para que as cultivares tolerantes à seca cheguem ao mercado, com biossegurança assegurada”, comemora Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja, junto com a a pesquisadora Liliane Henning. “Além disso, não haverá a necessidade de conduzirmos o processo complexo de desregulamentação comercial de um produto transgênico, que é demorado e oneroso.”
A decisão da CTNBio foi baseada na normativa que regula o uso de técnicas de edição genética no Brasil, a Resolução Normativa nº 16 (RN16), a partir de solicitação da Embrapa Soja (Centro Nacional de Pesquisa de Soja), sediada em Londrina (PR). Os pesquisadores da Embrapa Soja utilizaram o conhecimento da genética da soja envolvida nas respostas da soja para se defender contra à seca para desenvolver a planta editada.
Maior encontro de mulheres do agro é apresentado em São Paulo
Nesta semana, os organizadores da oitava edição do CNMA (Congresso Nacional das Mulheres do Agro) apresentou em São Paulo (SP), as linhas mestras de temas que serão debatidos nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center.
O evento está sendo preparado para receber 3.000 participantes, lembrando que a primeira edição foi preparada para 400 mulheres e precisou ser estendida para 700. Nesta edição, o tema central é como dobrar a produção do campo, com desdobramentos em segurança energética, ambiental e alimentar.
Na ocasião, foi dada a largada para que as produtoras, chamadas de embaixadoras do agro, iniciem uma série de encontros nas cinco regiões do país, que antecedem o evento. São elas: Sonia Bonato, Renata Salatini, Chris Morais, Ani Sanders e Edineia Becker. “Estamos montando um evento, sem esquecer o papel do CNMA, que é dar voz às mulheres do agro”, Renata Camargo , gerente de desenvolvimento e novos negócios no Transamerica Expo Center. O CNMA é o mais duradouro evento de mulheres do agro e vem servindo como modelo para a criação de inúmeros grupos em todo o país.
Três Tentos faz parceria para ter cartão de crédito
A TentosCap, braço financeiro da 3tentos, que atua no comércio de insumos, grãos, armazenagem e sementes, em parceria com a Visa, do setor de meios de pagamentos, lançou o cartão de crédito TentosCap, destinado ao produtor rural.
A análise do crédito fica por conta da TentosCap, feita por aplicativo. O produtor poderá fazer as compras e pagar somente ao final da safra da soja, em 31 de maio.
“Sabemos que a mitigação de risco não vem só com seguro, ela também depende do planejamento da lavoura, que inclui a semente que será usada, época do plantio, fertilizantes, entre outros”, diz Luiz Osório Dumoncel, CEO e cofundador da 3tentos. “O objetivo da TentosCap não é disputar o mercado com grandes bancos, mas, sim, oferecer um crédito complementar, além de prover o seguro agrícola”.
Grupo BBF anuncia nova unidade com foco em biotecnologia
O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira que atua no cultivo da palma de óleo, produção de biocombustíveis e geração de energia elétrica renovável, anunciou a abertura da BBF BioTech, unidade de negócios especializada em produção de insumos renováveis para atender os segmentos agrícola, cosmético, alimentício, limpeza e farmacêutico.
A primeira planta está localizada em Ji-Paraná, no estado de Rondônia, com investimento de R$ 33 milhões capacidade instalada de produção é de 3.000 toneladas/mês.
A nova linha de produtos, chamada “AmazonBio Care”, visa substituir o uso de produtos petroquímicos por matérias-primas renováveis a partir de óleos vegetais, como o óleo de palma e o óleo de palmiste, cultivados na região Amazônica.
São destinados à fabricação de sabonetes, shampoos, espumas de barbear, cremes hidratantes e filtros solares.
SLC Sementes e Kothe Agro inauguram a indústria de sementes de soja
A indústria de beneficiamento e armazenagem de sementes de soja (IBS) foi inaugurada nesta semana, na Fazenda Paiaguás (MT), da SLC Agrícola. A IBS é fruto de uma parceria entre a SLC Sementes – marca da SLC Agrícola – e a empresa Kothe Agro. A capacidade inicial de beneficiamento e armazenagem da unidade é de 1,2 milhão de sacas de sementes de soja.
A SLC Sementes é a marca da SLC Agrícola criada em 2018, com oferta de soja e algodão. Na safra 2021/22, foram comercializadas 856 mil sacas de sementes de soja e 116,47 mil sacas de sementes de algodão.
Iniciado em 2022, o projeto está alinhado com a estratégia asset light da SLC Agrícola, cuja expansão se dá através de parcerias com o modelo de contratação de serviços (terceirização) de beneficiamento de sementes. O projeto viabiliza a entrada da marca SLC Sementes no mercado de Mato Grosso.
São Martinho inaugura centro de inovação
O Grupo São Martinho, um dos maiores do setor sucroenergético do país, inaugurou seu Centro de Inovação, um hub dedicado a pensar e desenvolver soluções tecnológicas que possam não beneficiar a companhia, a partir de parcerias com startups, empresas, universidades, entre outros agentes. O campo de experimentação são suas quatro usinas, que juntas possuem capacidade de processar 24,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. O centro está sediado na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP).
“A São Martinho sempre foi inovadora e construiu sua história a partir de uma visão e atuação de pioneirismo e superação. Recentemente definimos, por meio do nosso planejamento estratégico, as diretrizes da Tese São Martinho Inova, estabelecendo que é imperativo inovarmos para continuarmos competitivos”, diz Agenor Cunha Pavan, vice-presidente e superintendente agroindustrial. “Entendemos que essa inovação deve ser focada no desenvolvimento de novas tecnologias para garantirmos a contínua produção de carbono renovável com a máxima eficiência e menor custo do mercado, para transformarmos este carbono em novos produtos de alto valor agregado, e para desenvolvermos novas oportunidades de negócios a partir dos ativos tangíveis e intangíveis da companhia.”
Grão Direto vai atuar no Tocantins com soja, milho e sorgo
A Grão Direto -– plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas – está expandindo sua atuação e realizou sua primeira operação no Tocantins. O estado desponta como o ‘novo polo agrícola do Brasil’, sendo o maior em representatividade na produção de grãos do norte do país, sobretudo em relação à soja e ao milho. A empresa deve contratar mais 160 integrantes.
“Nos últimos dez anos, a produção de grãos cresceu acima de 138% na área plantada e 159% na produção, segundo dados do Governo tocantinense, e parte disso se deve, principalmente, ao avanço tecnológico visto nas propriedades”, diz Pedro Paiva, cofundador e head de produto. “A digitalização de processos no agronegócio, assim como em outros setores, já é realidade dentro e fora da porteira, então, quem não se atualizar, corre risco de ficar de fora.” Nos próximos meses, a startup deve chegar ao Maranhão, Rondônia e Pará.