Fortes chuvas inundaram os campos de trigo na província de Henan, no centro da China, poucos dias antes da colheita, elevando os preços e aumentando as preocupações sobre a qualidade da safra deste ano no maior consumidor mundial do grão.
A chuva, que começou no meio da semana passada na metade da região sul da província, está fazendo com que parte do trigo brote ou seja afetado por pragas, de acordo com vídeos postados nas redes sociais e um negociante de grãos local.
Espera-se que a China tenha uma safra abundante este ano, com as autoridades estimando uma safra pelo menos tão grande quanto a do ano passado.
As boas perspectivas e um aumento nas importações nos últimos meses pressionaram os preços nas últimas semanas para a mínima em um ano, atraindo a demanda de fabricantes de rações que estão trocando o milho por trigo mais barato.
No entanto, vídeos compartilhados na plataforma chinesa Douyin mostraram água em campos ao redor da cidade de Zhumadian e grãos de trigo enegrecidos, um sinal de problema de qualidade.
Leia Também:
- Safras eleva previsão de colheita de milho do Brasil a 137 milhões de toneladas
- Plano Safra 2022/23 recebe R$ 7,4 bi para baixar juros ao produtor
O trigo atingido pela doença fúngica giberela não pode ser usado como ração aos animais, pois aumenta o risco de toxinas, disse Jan Cortenbach, gerente técnico da Wellhope Foods.
A chuva está sustentando os preços até certo ponto, disse Rosa Wang, analista da JC Intelligence, com sede em Xangai, embora o impacto total não fique claro até que a chuva termine.
O preço do trigo na capital de Henan, Zhengzhou, subiu 2% na semana passada, para 2.740 iuans (396,41 dólares) por tonelada na sexta-feira.
Mais chuva está prevista para este fim de semana no oeste de Henan, de acordo com a Administração Meteorológica da China.
O governo de Henan prometeu ajudar a acelerar a colheita do trigo, facilitando o transporte de colheitadeiras e equipamentos de secagem para as fazendas, informou o jornal provincial Henan Daily na segunda-feira.