A produção mundial de café prevista para a safra 2022/23 foi estimada em 171,3 milhões de sacas de 60 kg. Caso se confirme, a produção atual representará um incremento de 1,7% em comparação com a mesma produção global da safra anterior de 2021/22, que foi de 168,5 milhões de sacas.
Convém ressaltar que o consumo global em 2021/22 atingiu um volume equivalente a 175,6 milhões de sacas, o que representou um crescimento de 0,6% em relação ao mesmo período anterior.
Leia também:
- As mulheres por trás do café nosso de cada dia
- Café robusta toca máximas de 12 anos com persistência de aperto na oferta
- Dia Mundial do Café: mulheres representam o Brasil com grãos especiais
Com relação à previsão do consumo para a safra atual em curso, estima-se que a demanda mundial deverá alcançar em torno de 178,5 milhões de sacas, o que representará um acréscimo de 1,7% ante o mesmo período anterior. Isso significa um déficit na oferta mundial de 7,3 milhões de sacas.
Vale ressaltar que os dados estatísticos do desempenho da cafeicultura em nível mundial, constam do Relatório sobre Mercado de Café – abril 2023, da OIC (Organização Internacional do Café), documento que se encontra disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, unidade localizada em Brasília (DF).A OIC analisa o período entre os meses de outubro a setembro, nas quatro grandes regiões cafeeiras do planeta: América do Sul, Ásia & Oceania, América Central & México e África.
O organismo também classifica os cafés verdes, no caso, da espécie Coffea arabica, em três tipos: ‘Naturais Brasileiros’, ‘Suaves Colombianos’ e ‘Outros Suaves’; e, em complemento, os cafés da espécie Coffea canefora em ‘Robustas’.
Os dados estatísticos do setor, em nível mundial, exclusivamente do mês de março de 2023 (os mais recentes disponíveis), registram que as exportações globais de grãos verdes desse mês totalizaram aproximadamente 10,9 milhões de sacas, das quais 3,08 milhões de sacas foram de grãos verdes dos Naturais Brasileiros, 960 mil sacas de Suaves Colombianos, além de 2,11 milhões de sacas de Outros Suaves. As exportações de grãos verdes dos Robustas somaram 4,74 milhões de sacas.
Vale também destacar que a participação do café solúvel nas exportações globais, de todas as formas do produto, foi de 10,1% (média móvel de 12 meses), tendo como referência apenas o mês de março de 2023. E ainda que o Brasil foi o maior exportador de café solúvel, com a venda ao exterior de 320 mil sacas no mês. (Com Embrapa)