A BRF (BRFS3) concluiu a criação de uma joint venture (modelo estratégico de parceria comercial) com a Halal Products Development Company (HPDC), uma subsidiária do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, de acordo com um comunicado enviado à Reuters na terça-feira (1).
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A intenção de constituir a parceria comercial foi comunicada em outubro de 2022. A participação da BRF na nova empresa será de 70%, e a da HPDC, de 30%, informou a empresa brasileira.
O anúncio da joint venture ressalta o esforço da BRF para se transformar de uma empresa puramente exportadora ao país para um fornecedor local de produtos de carne.
A Arábia Saudita importou uma média anual de 564.476 toneladas de produtos brasileiros de frango na década encerrada em 2022, segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. No ano passado, porém, comprou menos de 340 mil toneladas, ocupando o quarto lugar entre os principais destinos de frango do Brasil, atrás dos Emirados Árabes Unidos, Japão e China.
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A BRF disse que o principal objetivo da parceria será desenvolver a indústria de carne halal na região, que envolve alimentos que devem ser produzidos de acordo com as exigências alimentares muçulmanas.
A formalização da joint venture ocorre dias depois que a Salic, subsidiária integral da PIF, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF por meio de uma oferta de ações subsequentes como parte do objetivo de longo prazo da Arábia Saudita de garantir sua segurança alimentar.
Como parte da parceria, a BRF disse que estabelecerá uma “Sede de Negócios Halal, um Centro de Inovação em Alimentos Halal e um Centro de Excelência” em um local ainda a ser determinado.
A empresa não detalhou quanto a JV pretende investir em tal empreendimento.
A BRF vende produtos no Oriente Médio há mais de 50 anos. Em 2009, montou uma rede própria de distribuição na Arábia Saudita, onde também adquiriu uma unidade de processamento de alimentos há três anos.