A Cofco International inaugurou na véspera um duto conectando a sua usina de biodiesel de Rondonópolis (MT) com os distribuidores nas proximidades, o que elevará a competitividade do combustível, afirmou a companhia chinesa em nota nesta sexta-feira.
O chamado “bioduto” de três quilômetros proporcionará, além das vantagens comerciais, benefícios de sustentabilidade ambiental, destacou a Cofco, que espera eliminar até 12.000 viagens de caminhão por ano, resultando em maior segurança rodoviária e redução do tráfego de veículos e das emissões.
“Nossos clientes estão entusiasmados com a perspectiva de um combustível mais barato e sustentável. Isso abre uma nova vantagem competitiva para nossos clientes, pois a demanda por biodiesel mais sustentável continua a crescer”, afirmou o diretor comercial da Cofco International Brasil, Guilherme de Castro Achcar, em nota.
Rondonópolis, além de ser um dos mais importantes polos agrícolas de Mato Grosso, maior produtor de grãos do país, conta com um terminal ferroviário operado pela Rumo.
A usina de biodiesel de Rondonópolis é certificada pela política nacional de biocombustíveis do Brasil, conhecida como RenovaBio, contribuindo para a descarbonização da cadeia de biocombustíveis por meio da geração de créditos CBios, disse a companhia.
A Cofco destacou também que as operações da empresa promovem a originação da matéria-prima de biodiesel à base de soja cultivada “sem desmatamento ou conversão”.
A unidade de Rondonópolis tem capacidade de produção de 370,8 milhões de litros por ano, enquanto o novo duto tem capacidade de 280 m³ por hora, seis vezes mais rápido que o transporte rodoviário, disse a empresa.