As importações de soja do Brasil pela China aumentaram 45% em agosto em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, à medida que a enorme safra produzida pela nação sul-americana este ano continuou a fluir para o principal comprador da oleaginosa no mundo.
- Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
- Siga a ForbesAgro no Instagram
A China importou 9,09 milhões de toneladas de soja do Brasil no mês passado, de acordo com a Administração Geral de Alfândega, praticamente todo o volume de 9,36 milhões de toneladas de soja que chegou à China em agosto.
A participação de mercado do Brasil na China permaneceu a mesma, embora os compradores chineses tenham aumentado as compras do maior fornecedor mundial devido aos preços atraentes da safra recorde de soja brasileira deste ano.
O total de embarques do país sul-americano foi de 47,99 milhões de toneladas até agora neste ano, um aumento de 17,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Leia também:
- Plantio de soja do Brasil tem início mais antecipado da história, diz Pátria AgroNegócios
- Plantio de soja atinge 6% da área do Paraná, aponta Deral
- Comercialização de soja do Brasil avança a 75,6% da colheita 22/23, diz Safras
As chegadas de soja dos Estados Unidos em agosto, o segundo maior fornecedor da China, caíram 58% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 120.073 toneladas.
O total de chegadas dos EUA nos primeiros oito meses chegou a 19,95 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação ao ano anterior, segundo os dados.