Nos últimos 17 anos, as melhores semanas do verão norte-americano aconteceram em uma das principais regiões vinícolas da Califórnia. O Napa Valley, na área da baía de São Francisco, é justamente conhecido pelos seus vinhos. Mas, em parte do ano, a região se torna uma combinação considerada perfeita entre comida, filantropia, música e cultura no “Tast of Napa”, o tradicional festival de Napa Valley.
Para 2024, a data escolhida foi de 12 a 24 de julho. Neste ano, o festival aconteceu entre os dias 8 e 23 de julho e contou com cerca de 60 atrações em toda a extensão de Napa Valley, em propriedades rurais, vinícolas, vinhedos e espaços ao ar livre, com vistas de tirar o fôlego. Mas, durante todo o ano, os organizadores também promovem leilões de programações fechadas do festival e eventos paralelos para movimentar para atrair turistas. Neste ano, a agenda será encerrada no dia 15 de dezembro com o balé Quebra Nozes, organizado por uma fundação local.
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O festival é promovido pela Napa Valley Festival Association, uma ONG dirigida por um conselho de viticultores e líderes comunitários. O melhor de tudo isso é que ainda se pode apoiar programas de educação artística para estudantes locais enquanto saboreia as delícias do festival. Não há nada no Brasil que se compare a esse evento de agroturismo.
Concerto e jantar especial no campo
Neste ano, as festividades começaram na vinícola Charles Krug, em Santa Helena, com a estrela internacional Matteo Bocelli e o premiado violinista espanhol Francisco Fullana, que se apresentaram em concerto com a Orquestra do Festival Napa. Bocelli levou o público a uma viagem por algumas das canções mais queridas de todos os tempos, com clássicos italianos como “Quando, Quando, Quando” e baladas como “Can’t Help Falling in Love”.
O conjunto também apresentou árias de ópera favoritas e sucessos pop como “Fall on Me” e “Perfect Symphony”, além de composições originais, incluindo seleções do seu próximo álbum de estreia e singles, lançados anteriormente, “Solo”, “Tempo” e “Dimmi”.
Na sequência, o público foi presenteado com um jantar sob a luz do luar e das estrelas no Castello di Amorosa, no coração de Calistoga. É um local místico que faz uma pessoa se sentir parte de um conto de fadas. Os vinhos requintados, o ambiente encantador e a deliciosa culinária foram um final perfeito para a noite de abertura do festival.
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A praça da Grande Reserva do The Meritage Resort and Spa sediou o evento exclusivo que contou com mais de 70 vinícolas, cervejarias, restaurantes e artesãos culinários para um público energizado. A Audi também esteve presente e os entusiastas de automóveis puderam fazer um test drive. Já para aqueles que preferem um ritmo mais lento, foi montado um balanço com os “anéis” da marca para aproveitar o excelente clima.
“Os sabores da festa de Napa são mais do que apenas uma celebração de comida e vinho. É uma confraternização da comunidade local, responsável por fazer isso acontecer. O evento mostra a generosidade e hospitalidade pelas quais Napa Valley é conhecida. Esse momento é uma oportunidade maravilhosa para os moradores e os visitantes se reunirem e comemorarem os prazeres simples da vida”, diz Rick Walker, CEO do festival.
A programação musical movimentou a multidão com apresentações do grupo Frost School of Music All-Stars, liderado por Shelly Berg, e os clássicos da Broadway com Christina Maxwell. O evento também incluiu jogos, atividades, prêmios, além de sala de degustação de vinhos com a oportunidade de provar novos rótulos internacionais com vinícolas da Catalunha, parceiras do festival.
Festival promovido pela agro nos EUA também é solidário
Embora a música, a comida e o vinho sejam as principais atrações, o festival também tem um forte aspecto beneficente. Os rendimentos do evento são destinados às iniciativas de educação artística de Napa Valley.
Nos últimos anos, a vinícola Nickel & Nickel Winery sediou o jantar de gala. Em 2022 o evento foi apresentado por Trisha Yearwood e alcançou um recorde em arrecadação de US$ 3,9 milhões (R$ 18,97 milhões na cotação atual). Neste ano, a artista ganhadora de oito Grammy, Carrie Underwood, foi a atração principal e homenageou o público com clássicos como “Just a Dream”, “Blown Away” e “Before He Cheats”.
Graças a Carrie, ao lado do leiloeiro John Curley, que também já apresentou a premiação do Emmy, além da culinária preparada pelo aclamado chef Charlie Palmer, com estrela Michelin, que também ajudou a subir os valores dos lances, o festival estabeleceu um novo recorde com US$ 4,2 milhões (R$ 20,43 milhões) arrecadados. Os lotes do leilão foram doações e incluíam ofertas exclusivas de viagens, vinhos, eventos culturais e experiências de luxo.
*Noel Burgess é colaborador da Forbes EUA e também da Travel + Leisure, Food & Wine, VinePair, Haute Living San Francisco, Dwell, HotelsAbovePar e Wine Enthusiast.