A trading de commodities agrícolas Bunge superou nesta quarta-feira as estimativas de Wall Street ao divulgar um lucro ajustado recorde para o quarto trimestre, uma vez que os fortes resultados do processamento de sementes oleaginosas impulsionaram sua principal divisão de agronegócios.
No entanto, a empresa previu uma queda no lucro ajustado no ano, devido à diminuição das margens de esmagamento.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O resultado positivo do quarto trimestre ocorre em um momento em que a Bunge está trabalhando para fechar um acordo para adquirir a Viterra até meados do ano, uma fusão que criaria uma potência do agronegócio mais próxima em tamanho de suas principais rivais, a Cargill e a Archer-Daniels-Midland.
A Bunge registrou um lucro ajustado de US$ 3,70 por ação nos três meses encerrados em 31 de dezembro, acima dos US$ 3,24 por ação no mesmo trimestre do ano anterior e acima da estimativa média dos analistas de US$ 2,81, com base nos dados da LSEG.
Foi também o lucro mais forte da Bunge já registrado no quarto trimestre, segundo dados da LSEG.
O aumento dos custos, a volatilidade dos mercados e as interrupções na cadeia de suprimentos têm por vezes criado obstáculos para os comerciantes e processadores de safras.
A Bunge disse que espera que os lucros ajustados para o ano inteiro caiam para 9 dólares por ação em 2024, de 13,66 dólares no ano passado, devido em grande parte às margens de processamento mais fracas. A previsão não inclui a aquisição pendente da Viterra, que a Bunge pretende concluir até meados do ano.
Os lucros de sua principal divisão de agronegócios, a maior em receita e volume, aumentaram 89% para 835 milhões de dólares no quarto trimestre em relação ao ano anterior.
Os fortes retornos do processamento de sementes oleaginosas na América do Sul, Europa e Canadá compensaram um trimestre mais fraco para o processamento nos Estados Unidos, disse a empresa.
Os ganhos nas operações de merchandising da Bunge caíram drasticamente devido às margens mais baixas e aos resultados mais fracos do frete marítimo.