O Grupo Cafeza, com negócios no Brasil e exterior, sediado no município de Socorro, interior de São Paulo, na região conhecida como Circuito das Águas Paulista, arrematou o café mais pontuado do Cup of Excellence 2023 na categoria “Via Úmida”. Os grãos foram produzidos na fazenda Rio Verde, do Grupo Ipanema Agrícola, em Conceição do Rio Verde (MG), município dedicado à cafeicultura e pecuária leiteira.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O café foi arrematado por R$ 40,7 mil a saca (60 kg), no principal concurso de qualidade de cafés especiais do mundo. “O Grupo Cafeza surgiu com a proposta de produzir e obter os melhores cafés especiais do Brasil e distribuí-los no Brasil e mundo afora. Com a missão de nos tornarmos uma marca reconhecida internacionalmente, participamos do leilão para arrematar um café de alta qualidade para colocar no mercado interno e externo”, afirma João Barboza, CEO do grupo.
Reconhecido internacionalmente como o maior leilão de café especial do mundo, o Cup of Excellence foi realizado no Brasil pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais, na sigla em inglês), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ACE (Alliance for Coffee Excellence).
Leia também
- Dia Mundial do Café: Os 6 tipos especiais mais caros do mundo
- Café premiado e vendido em leilão internacional por R$ 14 mil a saca ganha edição limitada no Brasil
Foram colocados à venda os 30 lotes vencedores nas três categorias da competição: “Via Seca”, “Via Úmida” e “Experimental”. O Grupo Cafeza foi a única empresa brasileira a adquirir um lote no leilão, que também contou com arremates de empresas originárias da Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bulgária, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Noruega.
A aquisição do lote campeão do Cup of Excellence é o primeiro grande passo da principal proposta do Grupo Cafeza. Barboza acredita que os cafés produzidos nos nove municípios do Circuito das Águas têm potencial para serem certificados e aprimorar a produção, sendo distribuídos para o Brasil e outros países.
“O sonho da Cafeza é ter a oportunidade de pagar este valor nos grãos produzidos em Socorro e nossa região. Temos as características perfeitas para a produção de café: o clima, a terra e as mãos dos nossos produtores”, enfatiza.
“O momento é agora. Em 2024, a cidade de Socorro vai sediar a 17ª edição do Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista, que vai trazer esta visibilidade para a nossa região e o seu potencial na cafeicultura. Será uma grande oportunidade de trabalharmos esta ideia e orientar os produtores sobre como obterem a certificação de café especial.”