Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Syngenta oferta US$1 bi para “barter” no Brasil e “cashback” em 2024/25 para atrair agricultor

Apresentado por

Syngenta oferta US$1 bi para “barter” no Brasil e “cashback” em 2024/25 para atrair agricultor

Multinacional aposta em novas estratégias para vender mais pesticidas aos agricultores, oferecendo garantia de preço e participação nos ganhos

Reuters
25/03/2024 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Arnd Wiegmann/Reuters
Arnd Wiegmann/Reuters

Logo da Syngenta em unidade da Bélgica.

A multinacional Syngenta está começando sua campanha de “barter” para a safra 2024/25 do Brasil com crédito disponível de 1 bilhão de dólares, e aposta na oferta de “cashback” para vender mais pesticidas aos agricultores, dando aos clientes a possibilidade de participar de ganhos na alta dos preços das commodities.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

No “Barter+” da Syngenta, o produtor poderá travar o preço da soja, café, algodão e milho na negociação de “troca” pelo insumo agrícola, participando de uma eventual alta do valor da commodity até o fechamento do contrato.

O instrumento deve dar um impulso adicional nas negociações de soja e de milho, que estão mais lentas pois os produtores brasileiros adotam cautela devido aos preços baixos. Eles poderiam ser atraídos pela ferramenta de olho no chamado “mercado climático” para a safra dos Estados Unidos, que costuma gerar volatilidade na bolsa de Chicago, e eventuais ganhos nas cotações.

“O produtor pode exercer, por exemplo, a opção do preço da soja acima do que travou conosco. O volume de soja a ser entregue não muda, ele vai entregar a safra futura, mas a diferença (no caso de alta de preço) é retornada ao produtor via cashback”, explicou o diretor de Culturas e Campanhas da Syngenta Proteção de Cultivos, Henrique Franco.

  • Siga a ForbesAgro no Instagram

“Ou seja, ele tem um mínimo garantido (com a trava de preço) e uma participação na alta de preço ilimitada”, destacou Franco, em entrevista à Reuters, antecipando um anúncio que será feito nos próximos dias.

Caso isso aconteça, a diferença em relação ao valor travado inicialmente será retornada ao produtor via “cashback”, possibilitando novas compras ou abatimentos em outras contas que o produtor tem com a Syngenta.

A expectativa é de que as operações de “barter” da Syngenta, comprada pela ChemChina em 2017, supere na temporada 2024/25 os volumes de negócios registrados no ano anterior, que somaram cerca de 850 milhões de dólares, disse Franco.

O executivo afirmou que a Syngenta vem buscando inovar nas operações de “barter”, após ter dado a opção ao produtor no ano passado de fazer troca de insumos por produtos da colheita anterior, e não da futura, como é o mais comum nesses acordos. Ambas modalidades continuam disponíveis.

Mas é a ferramenta Barter+, principal inovação da campanha “Barter em Campo” 2024/25, que concentra grande parte da aposta da Syngenta e deve atrair até 80% do total dos negócios previstos para a temporada cujo plantio de grãos começa em setembro.

“Existe demanda para contribuirmos com a rentabilidade do nosso cliente, que está com a rentabilidade mais apertada. O preço das commodities caiu muito, e existe uma oportunidade, a Syngenta foca muito na relação com o cliente, quer entender a realidade dele, e o busca oferecer algo que possa resolver o problema dele”, comentou.

Segundo o executivo, essa estratégia tem se revertido em ganhos consecutivos de participação no mercado, nos últimos sete anos. Na safra passada, disse ele, a empresa seguiu ganhando “market share”. Franco não detalhou a fatia da companhia nas vendas do setor no país.

Nutrade

Para realizar as negociações de “barter”, a Syngenta tem uma vantagem comparativa de contar com uma trading própria, a Nutrade, que comercializa os grãos, café e algodão recebidos dos produtores.

Criada há mais de 15 anos, a Nutrade tem objetivo principal de apoiar os negócios de agroquímicos da Syngenta. Mas foi na temporada passada que a trading registrou um salto nos volumes negociados de soja, passando de 240 mil toneladas em 2022 para 1,1 milhão de toneladas em 2023.

O crescimento dos recursos disponíveis para realizar os acordos de “barter” deve resultar em um aumento no total comercializado na campanha 2024/25, disse o diretor da Syngenta. Ele não detalhou volumes.

Na temporada anterior, a Nutrade negociou ainda quase meio milhão de sacas de 60 kg de café, versus 400 mil sacas em 2022, além de 60 mil toneladas de algodão e 120 mil toneladas de milho.

Grande parte do volume negociado tem como destino a China, lembrou o executivo, citando que a Syngenta tem capital chinês, o que ajuda nos negócios com o país asiático, gigante na importação de alimentos.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Syngenta

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.