A unidade de fertilizantes nitrogenados da Petrobras no Paraná, que está hibernada, pode voltar a operar em meados de 2025, se todos os processos correrem dentro do previsto, disse nesta segunda-feira (29) o diretor-executivo de Processos Industriais e produtos da estatal, William França.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em entrevista durante um evento no Rio de Janeiro, ele afirmou que a unidade precisa receber investimentos para voltar a operar, e que a companhia pretende fazer licitação para contratar a empresa responsável por obras de atualização da fábrica.
“Tem que olhar linhas, reatores, bombas, compressores. Não tem data para a licitação porque ainda não fechamos a desibernação. Se tudo correr bem, a retomada da operação será em junho de 2025”, disse ele.
A Petrobras tem estado sob pressão do governo para voltar a investir no segmento de fertilizantes, já que o país é uma potência agrícola. Contudo, a competitividade externa de produtos importados é um desafio para a companhia.
“Sobre o investimento, não podemos falar porque a unidade vai ser objeto de uma licitação, é um investimento razoável. Vai ser como na manutenção das refinarias. Não vai ser uma obra, é uma manutenção de uma unidade que está ali hibernada e bem cuidada.”
Leia também:
- Agrishow: crédito próprio do BNDES ao agro pode chegar a R$ 10 bilhões
- Exportação de café do Vietnã aumenta 5,4% no 1º quadrimestre
- Participação dos EUA no mercado de soja da China deve cair com oferta argentina