As exportações de grãos da Ucrânia pelo do porto de Constanta, no Mar Negro, na Romênia, caíram um terço no ano, para 3,05 milhões de toneladas métricas nos primeiros quatro meses de 2024, disse a autoridade portuária à Reuters na quinta-feira, à medida que mais exportações ucranianas foram de Odesa.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
No geral, as exportações de grãos via Constanta aumentaram em quase 15%.
Constanta continua sendo a maior rota alternativa de exportação de Kiev desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022, mas analistas e observadores disseram que a queda nas exportações do produto ucraniano ocorreu porque a Ucrânia conseguiu embarcar mais por meio de seu próprio porto de Odesa.
A Ucrânia criou um corredor de embarque a partir de seus próprios portos em agosto do ano passado, que abraça a costa ocidental do Mar Negro, perto da Romênia e da Bulgária, logo depois que a Rússia se retirou de um acordo de exportação segura de grãos mediado pela ONU.
Os grãos chegam à Romênia por rodovias, ferrovias e barcaças através do rio Danúbio, e o governo de coalizão aumentou o investimento em ferrovias e rios nos últimos dois anos usando fundos da União Europeia.
“No ano passado (…) os russos estavam tentando sufocar a iniciativa do Mar Negro, de modo que Odesa estava operando com uma capacidade muito baixa, e isso empurrou os grãos para outros lugares”, disse um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA em Bucareste, em abril.
“O que eu acho importante para Constanta no futuro é que os investimentos que ela fez devem tornar muito mais fácil e mais barato o transporte de grãos pelo Danúbio e para Constanta, de modo que ela continue competitiva em relação a Odesa.”
Os dados do Porto de Constanta, que não incluem os volumes movimentados pelos portos menores do Danúbio na Romênia e as exportações ferroviárias e rodoviárias para os estados do sul da Europa, mostraram que 890.000 toneladas de grãos ucranianos deixaram o porto em abril.
No entanto, as exportações gerais de grãos em Constanta aumentaram 14,8% em relação ao ano anterior, atingindo 10,7 milhões de toneladas.
A Romênia é um dos maiores exportadores de grãos da UE. Constanta lida com grãos domésticos, bem como com remessas de vizinhos sem litoral, como Sérvia, Hungria, Moldávia e Áustria.
“O porto de Constanta está preparado, há corredores separados para o trânsito de grãos (ucranianos)”, disse o ministro da Agricultura, Florin Barbu, na quinta-feira. “Os agricultores romenos têm berços portuários separados em 2024.”