A moagem de cana do centro-sul do Brasil atingiu 34,57 milhões de toneladas na segunda quinzena de abril, uma alta de 61,30% na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais empresas operando no início da safra, informou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), nesta quarta-feira (15).
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Segundo a associação que representa as indústrias da principal região canavieira do país, a produção de açúcar saltou 84,25% para 1,84 milhão de toneladas no mesmo período, à medida que o setor aumentou a fatia de cana para a produção do adoçante, que segue mais interessante que o etanol.
Já a produção de etanol do centro-sul somou 1,51 bilhão de litros na segunda quinzena de abril, alta de 51,86%, considerando também o produto fabricado a partir do milho, além da cana.
Do total processado de cana, 48,37% foi destinado para a produção de açúcar na segunda quinzena de abril, ante 43,5% no mesmo período do ano passado, enquanto o restante foi para etanol.
Além do maior desvio de cana para açúcar, mais unidades começaram antes a moagem da safra 2024/25.
Nos últimos 15 dias de abril, 44 unidades produtoras de cana-de-açúcar reiniciaram as atividades, totalizando 217 unidades produtoras operando na região centro-sul. No mesmo período da safra 23/24, operavam 212 usinas.