A Tereos quase triplicou seu lucro líquido para 448 milhões de euros (487 milhões de dólares) no ano fiscal de 2023/24, em função dos preços mais altos do açúcar, disse o grupo produtor francês nesta quarta-feira.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
As vendas da companhia aumentaram 9% para 7,14 bilhões de euros no ano até 31 de março, com o lucro ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subindo 15% para 1,13 bilhão de euros.
“É principalmente o impacto dos preços, mas há também um impacto dos volumes com produção recorde no Brasil”, disse o diretor financeiro da Tereos, Gwenael Elies, em coletiva de imprensa.
A dívida líquida do grupo, que tem estado sob escrutínio no mercado de bonds, ficou em 2,37 bilhões de euros em 31 de março, abaixo dos 2,7 bilhões de euros do ano anterior.
No entanto, uma queda nos preços do açúcar na União Europeia desde o final de 2023, com base nas expectativas de grande oferta global, pode pesar sobre os resultados do ano corrente, alertou anteriormente o presidente-executivo da Tereos, Olivier Leducq.
A declaração do executivo está alinhada a comentários de produtores rivais, incluindo a maior fabricante de açúcar da Europa, a Suedzucker, e a produtora alemã Nordzucker, que também apresentou bons resultados neste mês.
A Tereos, que também produz etanol, é uma das maiores fabricantes de açúcar do mundo, graças às suas atividades de cana-de-açúcar no Brasil.